De acordo com analistas da DFC Intelligence, a indústria de jogos não será capaz de suportar três plataformas de sucesso simultaneamente durante a próxima geração. Na verdade, lendo o relatório anual de mercado é possível ver que a Nintendo será a “vencedora clara”, graças ao lançamento antecipado do seu novo console, previsto para 2025. Esta vantagem temporária, aliada a uma concorrência limitada, permitirá a Nintendo consolidar sua posição de liderança.
Como lemos no VGC, segundo os analistas da empresa citada a situação parece mais complexa para Sony e Microsoft, que vão disputar o segundo lugar. De acordo com o relatório, “não há espaço para mais de dois grandes sistemas de console”: um dos dois concorrentes corre o risco de acabar em desvantagem significativa, dependendo de fatores cruciais como: preço, recursos inovadores (por exemplo, portabilidade) e obviamente o momento de lançamento.
Neste sentido, a Sony poderá partir em vantagem graças à sua sólida base de usuários e exclusivos de sucesso, que a posicionam como potencial favorita do hipotético PlayStation 6. Por outro lado, a Microsoft poderá decidir mudar de estratégia, apostando no software e modelos de implantação em vez de hardware. Esta abordagem seria consistente com as suas recentes aquisições, que a tornaram a maior editora de jogos do mundo, mas também marcaria uma admissão implícita do fracasso da geração atual da Xbox Series.
Os analistas da DFC Intelligence prevêem um mercado de forte crescimento até ao final da década, com 2025 marcando um ponto de virada, impulsionado pelo lançamento de jogos extremamente populares como GTA 6. A base global de jogadores deverá ultrapassar os 4 bilhões até 2027, mas grandes incertezas permanecem sobre qual das marcas será forçada a redefinir seu papel no setor.
Com essas premissas, o futuro dos consoles parece altamente competitivo, mas também cheio de oportunidades, principalmente para empresas menores que poderiam encontrar espaço em um mercado cada vez mais dominado por live service e franquias de longa duração.