O fracasso em ganhar o prêmio de Jogo do Ano (GOTY) por Black Myth: Wukong gerou uma reação acalorada de seu produtor, Feng Ji .
Aliás, lembramos que durante o The Game Awards 2024 o prêmio mais cobiçado foi concedido ao Astro Bot, título elogiado pela crítica e pelo público, enquanto o projeto da Game Science conquistou dois prêmios também importantes: Melhor Jogo de Ação e Voz dos Jogadores.
Mas conforme relatado pelo MP1ST, apesar desses sucessos significativos, Feng Ji expressou uma boa dose de frustração nas redes sociais, questionando os critérios de seleção e revelando que havia até preparado um comentário há dois anos para a vitória de Black Myth: Wukong. Porém, o prêmio não foi recebido.
Através de uma postagem no Weibo, Feng Ji afirmou então que os jogos indicados eram todos extraordinários, mas que ele não conseguia entender a lógica por trás do prêmio GOTY. Ele também confessou que escreveu o discurso de aceitação do GOTY alguns anos atrás porque acreditava que sete anos de trabalho atrás de Wukong eram suficientes para ganhar o maior reconhecimento, ele também comentou que se arrependeu de ir ao evento.
O produtor concluiu o seu desabafo sublinhando que tem grande confiança no crescimento do setor do jogo chinês. A desenvolvedora afirmou que o sucesso de Black Myth: Wukong não é um caso isolado, mas representa o início de uma nova era para videogames que contam histórias enraizadas na cultura chinesa. O executivo acrescentou que a Game Science e a indústria terão que continuar a buscar a excelência, apesar das decepções recebidas ao longo do caminho.
Sem o desabafo do desenvolvedor, lembramos que Black Myth: Wukong recebeu nota média de 81 no Metacritic, tornando-o consequentemente o jogo com a classificação mais baixa já indicada para o GOTY. Acrescentamos também que Wukong recebeu recentemente uma nova atualização que introduz suporte para PS5 Pro e outras melhorias.