A indústria de jogos passou por várias transformações nas últimas décadas, com a chamada “guerra de consoles” entre PlayStation e Xbox frequentemente ocupando o centro das atenções.
Mas Shawn Layden, ex-alto executivo da PlayStation, vê o fim desta era se aproximando. Em uma entrevista à Eurogamer ele explica porque é que o hardware está se tornando cada vez menos importante e o conteúdo determinará o futuro.
Situação semelhante já ocorreu
Layden traça paralelos com o passado e relembra a guerra de formatos entre VHS e Betamax na década de 1980, na qual a Sony inicialmente estava do lado perdedor.
“Quando entrei na Sony em 1987, um dos meus primeiros trabalhos foi escrever uma declaração sobre por que iríamos construir gravadores VHS e ainda oferecer suporte ao Betamax.”
“Apenas expandiríamos nossa oferta aos nossos clientes para incluí-la para adaptar suas necessidades e estilo de vida."
E é exatamente isso que está acontecendo novamente, acredita Layden. A vida anda em círculos:
“Porque se existem formatos concorrentes, plataformas concorrentes, tecnologias concorrentes, chega um momento em que todos declaramos que a guerra acabou.”
No caso de VHS versus Betamax, a rivalidade acabou levando a consórcios industriais que estabeleceram padrões uniformes, como CDs e DVDs.
De acordo com Layden, também há sinais de um desenvolvimento semelhante no setor de jogos:
“A competição real deveria ser sobre o conteúdo, não sobre o hardware que você oferece, porque você está muito próximo da especificação final do que um console poderia ser.”
Mas quais são os obstáculos neste momento, especialmente para a Sony?
Layden destacou na entrevista que a PlayStation ocupa uma posição de liderança no mercado global há décadas:
“A PlayStation é a plataforma líder em 170 países ao redor do mundo. A Microsoft nunca teve tal alcance global e, portanto, nunca foi capaz de construir um mercado global na escala do PlayStation.”
Esta presença no mercado torna menos atraente para a Sony desenvolver jogos para plataformas concorrentes. Surge também a questão de saber se seria uma medida lucrativa para a Sony.
“Não sei se vale a pena o esforço. Quantas vendas adicionais eles obteriam em relação ao impacto na marca ?”
-Explica Shawn Layden
Ele também se referiu às reações dos fãs da Sony, que já estavam chateados com os lançamentos de jogos de PlayStation para PC.
Pode-se imaginar o que os fãs diriam se o Playstation lançasse seus jogos na plataforma do Xbox.