Starfield pode se tornar a base técnica para The Elder Scrolls 6 e Fallout 5, apontam novos detalhes

Starfield pode se tornar a base técnica para The Elder Scrolls 6 e Fallout 5, apontam novos detalhes

Rumores indicam que uma grande revisão técnica do RPG espacial está em andamento — e que as melhorias podem pavimentar o caminho para os próximos grandes títulos da Bethesda


Novas informações não oficiais sugerem que a Bethesda está preparando uma revisão abrangente de Starfield que vai além de simples atualizações de conteúdo e correções de bugs. Ao que tudo indica, o estúdio estaria usando o RPG espacial como um campo de teste para melhorias profundas na sua tecnologia e pipeline, com o objetivo de aplicar esse trabalho também em futuros projetos como The Elder Scrolls 6 e Fallout 5. 

O que está por trás da revisão de Starfield

Fontes ligadas ao assunto, incluindo o conhecido insider Jez Corden, relataram que a Bethesda mostrou a imprensa e influenciadores, em um evento interno, planos técnicos significativos para Starfield. A ideia não seria criar um Starfield 2.0 no estilo de reboots massivos como o de Cyberpunk 2077, mas sim reforçar a base tecnológica do jogo e aprimorar sua Creation Engine — o motor proprietário da empresa usado em seus principais RPGs. 

Esse trabalho envolve a integração de tecnologias e fluxos de trabalho inspirados em ferramentas modernas, com foco em desempenho, estabilidade e flexibilidade do motor. Para isso, a Microsoft, proprietária da Bethesda, estaria apoiando a equipe, inclusive com a colaboração de profissionais experientes em pipelines originados de outras engines, como a Unreal Engine. 

Starfield como laboratório para o futuro

A ambição desse esforço não se limita a Starfield. De acordo com os relatos, o objetivo da Bethesda é testar novas funcionalidades e sistemas nesse jogo, refinando e incorporando depois esses avanços no núcleo do motor que será utilizado também em The Elder Scrolls 6 e Fallout 5. Isso significa que melhorias técnicas experimentadas agora podem se tornar fundamentais para os próximos passos da desenvolvedora. 

Isso está alinhado com o papel central da Creation Engine 2, a versão mais recente do motor da Bethesda que já foi usada para Starfield e que deve ser a espinha dorsal das futuras grandes produções da companhia — um motor que, apesar de criticado em alguns aspectos, representa o foco tecnológico da empresa para seus RPGs mais ambiciosos. 

O que ainda é rumor e o que já sabemos

Importante destacar que essas informações provêm de fontes não confirmadas oficialmente. A Bethesda ainda não se pronunciou publicamente sobre uma revisão desse tipo, nem sobre planos específicos relacionados a Fallout 5 ou The Elder Scrolls 6.

Oficialmente, a empresa já havia prometido novidades e melhorias para Starfield, reafirmando seu compromisso com o suporte contínuo ao jogo após o lançamento. 

Enquanto isso, The Elder Scrolls 6 segue em desenvolvimento, mas ainda distante de uma data de lançamento, com a maior parte dos recursos da Bethesda atualmente focada em projetos como esse, além da operação contínua de outras franquias. 

O impacto dessa estratégia

Se os rumores se confirmarem, isso pode significar uma abordagem mais integrada da Bethesda para seus RPGs: ao invés de criar motor e ferramentas do zero para cada novo título, o estúdio estaria refinando e expandindo incrementos baseados em experiências anteriores, com Starfield servindo como um laboratório para o futuro. Essa estratégia, por um lado, pode acelerar o desenvolvimento de grandes lançamentos e garantir mais consistência técnica; por outro, levanta expectativas sobre o quão grande e profundo será esse “salto” tecnológico para os próximos jogos.

Fonte: XboxTwo / WindowsCentral