Estúdio afirma que abordagem pode aparecer em futuros jogos, apesar da divisão entre os fãs
A Ubisoft reafirmou seu compromisso com a direção criativa de Assassin’s Creed Shadows e deixou claro que não descarta lançar mais jogos com protagonistas duplos no futuro, mesmo diante da controvérsia em torno do título ambientado no Japão feudal. Simon Lemay-Comtois, diretor associado do jogo, abordou diretamente as críticas recebidas pelo design que permite aos jogadores controlar Naoe e Yasuke, os personagens principais da história. Segundo Lemay-Comtois, protagonistas duplos podem gerar divisões dentro da base de jogadores por motivos inesperados.
“Não é apenas ‘Bem, eu prefiro guerra, portanto prefiro Yasuke’. Algumas pessoas simplesmente não gostam de um personagem em relação ao outro, e não gostam de passar tempo com um deles. Isso aconteceu com Evie e Jacob em Assassin’s Creed Syndicate, mas com Naoe e Yasuke a divisão é ainda maior. E nós sabíamos disso. Sabíamos ao embarcar nesse projeto, mas acho que isso pode dividir um pouco nossa base de fãs”, explicou o diretor associado.
Grande parte da controvérsia em torno de Shadows está relacionada a Yasuke, o primeiro samurai negro do Japão, personagem histórico que gerou ataques motivados por intolerância. Marc-Alexis Côté, produtor executivo da série, já havia se manifestado classificando essas críticas como racistas, destacando que elas não refletem o posicionamento do estúdio ou da narrativa histórica apresentada no jogo.
Protagonistas duplos como ferramenta narrativa
Apesar das críticas, a Ubisoft mantém confiança em sua abordagem. Lemay-Comtois reforçou que a experiência com Shadows serviu como aprendizado e que, quando houver justificativa narrativa e coerência com o cenário, jogos com protagonistas duplos continuarão sendo uma opção viável para a franquia.
“O aprendizado para nós é que, sim, poderíamos fazer mais jogos com protagonistas duplos no futuro, se tivermos uma boa razão narrativa para isso e se fizer sentido para o cenário”, comentou.
A série Assassin’s Creed já explorou protagonistas múltiplos em outros títulos. Syndicate trouxe os gêmeos Evie e Jacob Frye, AC3 apresentou Connor e Haytham, e Odyssey permitia escolher entre Alexios ou Kassandra. Essa tradição mostra que a Ubisoft encara a alternância de protagonistas como um recurso narrativo que agrega profundidade à história, mesmo que nem todos os jogadores respondam positivamente.
