Ubisoft mantém confiança em protagonistas duplos após polêmica em Assassin’s Creed Shadows

Ubisoft mantém confiança em protagonistas duplos após polêmica em Assassin’s Creed Shadows

Estúdio afirma que abordagem pode aparecer em futuros jogos, apesar da divisão entre os fãs


A Ubisoft reafirmou seu compromisso com a direção criativa de Assassin’s Creed Shadows e deixou claro que não descarta lançar mais jogos com protagonistas duplos no futuro, mesmo diante da controvérsia em torno do título ambientado no Japão feudal. Simon Lemay-Comtois, diretor associado do jogo, abordou diretamente as críticas recebidas pelo design que permite aos jogadores controlar Naoe e Yasuke, os personagens principais da história. Segundo Lemay-Comtois, protagonistas duplos podem gerar divisões dentro da base de jogadores por motivos inesperados.

“Não é apenas ‘Bem, eu prefiro guerra, portanto prefiro Yasuke’. Algumas pessoas simplesmente não gostam de um personagem em relação ao outro, e não gostam de passar tempo com um deles. Isso aconteceu com Evie e Jacob em Assassin’s Creed Syndicate, mas com Naoe e Yasuke a divisão é ainda maior. E nós sabíamos disso. Sabíamos ao embarcar nesse projeto, mas acho que isso pode dividir um pouco nossa base de fãs”, explicou o diretor associado.

Grande parte da controvérsia em torno de Shadows está relacionada a Yasuke, o primeiro samurai negro do Japão, personagem histórico que gerou ataques motivados por intolerância. Marc-Alexis Côté, produtor executivo da série, já havia se manifestado classificando essas críticas como racistas, destacando que elas não refletem o posicionamento do estúdio ou da narrativa histórica apresentada no jogo.

Protagonistas duplos como ferramenta narrativa

Apesar das críticas, a Ubisoft mantém confiança em sua abordagem. Lemay-Comtois reforçou que a experiência com Shadows serviu como aprendizado e que, quando houver justificativa narrativa e coerência com o cenário, jogos com protagonistas duplos continuarão sendo uma opção viável para a franquia.

“O aprendizado para nós é que, sim, poderíamos fazer mais jogos com protagonistas duplos no futuro, se tivermos uma boa razão narrativa para isso e se fizer sentido para o cenário”, comentou.

A série Assassin’s Creed já explorou protagonistas múltiplos em outros títulos. Syndicate trouxe os gêmeos Evie e Jacob Frye, AC3 apresentou Connor e Haytham, e Odyssey permitia escolher entre Alexios ou Kassandra. Essa tradição mostra que a Ubisoft encara a alternância de protagonistas como um recurso narrativo que agrega profundidade à história, mesmo que nem todos os jogadores respondam positivamente.