Comparativo técnico revela cortes visuais e desempenho instável no console da Nintendo
A estreia de Assassin’s Creed: Shadows no Nintendo Switch 2 levantou uma pergunta inevitável: até onde o novo console portátil consegue acompanhar a experiência oferecida no PS5 e no Xbox Series S? O canal ElAnalistaDeBits colocou as três versões lado a lado e trouxe respostas bem claras.
Somente um modo gráfico no Switch 2
Enquanto PS5 e Xbox Series S foram analisados no modo de qualidade, o Switch 2 conta apenas com um modo gráfico padrão. Mesmo assim, a adaptação tenta entregar o melhor possível dentro das limitações do hardware.
Quedas de desempenho atrapalham a experiência
A análise mostra que o Switch 2 luta constantemente para manter 30 fps estáveis. Regiões densas, com muitos NPCs, provocam quedas bruscas, prejudicando a fluidez, algo que certamente precisa de correção via atualização futura.
Compromissos visuais inevitáveis
Para rodar no Switch 2, Shadows recebeu cortes perceptíveis em iluminação, texturas, sombras, reflexos, nível de detalhe, animações e distância de visão.
Apesar disso, o jogo ainda apresenta um visual decente para o padrão do console, especialmente com a ajuda do DLSS, que também foi utilizado em Star Wars: Outlaws. A resolução final é semelhante à daquele título.
O veredito da comparação
A adaptação para o Switch 2 é bem otimizada no geral, mas tropeça onde mais dói: estabilidade. Visualmente, está dentro do esperado para o console, mas a performance precisa de ajustes urgentes para oferecer uma experiência mais consistente.
Veja a comparação completa feita pelo ElAnalistaDeBits:
Assassin’s Creed: Shadows funciona no Switch 2, mas não sem concessões. É uma versão competente dadas as limitações, porém depende de melhorias para entregar um desempenho realmente confiável. Ideal para quem prioriza portabilidade; limitado para quem busca fidelidade visual e estabilidade.
Fonte: ElAnalistaDeBits
