Krafton: Editora de PUBG quer se transformar em uma empresa focada em IA enquanto inicia programa de demissão voluntária

Krafton: Editora de PUBG quer se transformar em uma empresa focada em IA enquanto inicia programa de demissão voluntária

Editora aposta alto em IA e reestrutura equipe após lucros recordes


A Krafton está passando por uma reestruturação profunda. Mesmo após registrar lucros recordes no último trimestre, a empresa anunciou um programa de demissão voluntária e uma guinada estratégica para se posicionar como uma companhia totalmente voltada ao desenvolvimento em inteligência artificial. A decisão reflete o momento atual da indústria, em que ferramentas de IA começam a ocupar um papel central no desenvolvimento de jogos, ao mesmo tempo em que geram dúvidas sobre o impacto futuro nas áreas criativas e técnicas.

Segundo o Business Korea, o programa de desligamento está disponível para todos os funcionários, independentemente de função ou tempo de casa. A empresa afirma que a adesão é totalmente opcional, mas paralelamente suspendeu novas contratações em setores que não estejam diretamente ligados a IA. As ações sinalizam uma revisão estrutural ampla dentro da companhia.

Nos últimos meses, a Krafton reforçou publicamente sua aposta em inteligência artificial. Em outubro, destinou cerca de 70 milhões de dólares à criação de um cluster próprio de GPUs, que servirá de base para o desenvolvimento de agentes de IA e outras tecnologias internas. A prioridade é clara: direcionar recursos e equipes para áreas consideradas estratégicas para o futuro da empresa.

Responsável por publicações como PUBG, Subnautica 2 e inZOI, a Krafton também vem ampliando seu catálogo. Em 2024, a companhia adquiriu a Tango Gameworks, estúdio conhecido por jogos como Hi-Fi Rush e The Evil Within.

A compra alimentou rumores sobre uma possível sequência de Hi-Fi Rush e revelou o interesse da empresa em desenvolver novas marcas além do universo de PUBG. Apesar da expansão, nem todos os investimentos recentes renderam frutos. The Callisto Protocol, aposta da empresa no terror sci-fi, ficou muito abaixo das expectativas. Já Subnautica 2 segue em desenvolvimento na Unknown Worlds, assim como inZOI, que vem sendo comparado a concorrentes de simuladores de vida como The Sims.

A Krafton parece determinada a definir seu futuro através da IA, ainda que isso implique mudanças significativas para seus colaboradores. O impacto dessa transição, tanto interno quanto para seus próximos projetos, deverá ficar mais evidente nos próximos meses.

Fonte: Business Korea