Estúdio passa por sua terceira reestruturação no ano em meio à pressão do mercado
A Crystal Dynamics iniciou mais uma rodada de cortes em sua equipe, marcando a terceira leva de demissões. A empresa confirmou a reestruturação por meio de um comunicado publicado no LinkedIn, onde explicou que a decisão faz parte de um esforço estratégico para direcionar recursos ao próximo Tomb Raider e preparar o estúdio para projetos futuros.
Segundo a desenvolvedora, quase 30 profissionais foram desligados. No texto, a Crystal Dynamics agradece o trabalho e a dedicação de todos os afetados, afirmando estar oferecendo suporte completo durante a transição. A empresa destacou ainda que as mudanças refletem as realidades atuais da indústria e a necessidade de otimizar o desenvolvimento de seu principal título.
A reestruturação também levanta novas dúvidas sobre o andamento do próximo Tomb Raider, especialmente após relatos recentes de dificuldades no desenvolvimento e após cortes na própria Amazon Games, responsável pela publicação do projeto. No momento, o novo jogo da série é o único projeto oficialmente conhecido do estúdio.
A situação não é inédita. Em março, 17 funcionários foram demitidos; em agosto, ocorreu outra leva. Em 2023, o estúdio também sofreu cortes significativos. O número total de colaboradores, portanto, vem diminuindo de forma consistente.
Além do novo Tomb Raider, a Crystal Dynamics tem lançado coletâneas remasterizadas de clássicos, incluindo Legacy of Kain: Soul Reaver. Seu último grande projeto original foi Marvel’s Avengers, de 2020, que teve recepção morna — um ponto que pode estar influenciando a postura mais cautelosa do estúdio.
A Crystal Dynamics tenta se reorganizar para garantir a longevidade de seus futuros projetos, mas a sequência de demissões coloca holofotes sobre os desafios que o estúdio enfrenta internamente.
Fonte: LinkedIn da Crystal Dynamics
