Shuhei Yoshida revela cancelamento de projeto de US$25 milhões da Santa Monica Studio

Shuhei Yoshida revela cancelamento de projeto de US$25 milhões da Santa Monica Studio

Ex-presidente da Sony compartilha detalhes de jogo original que não passou do protótipo


Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, revelou que um projeto ambicioso da Santa Monica Studio, com orçamento estimado em US$25 milhões, acabou sendo cancelado durante seu período à frente da divisão de estúdios da PlayStation. A informação foi compartilhada durante sua participação no podcast My Perfect Console, conduzido por Simon Parkin. Segundo Yoshida, o título se tratava de uma nova propriedade intelectual, totalmente distinta da franquia God of War, conhecida mundialmente pelo estúdio.

“Um dos jogos cancelados era realmente um projeto interno da Santa Monica Studio. Não era um jogo de God of War – era uma nova IP. O projeto tinha um conceito realmente incrível e ideias de gameplay interessantes. A equipe é extremamente talentosa em criar arte de alta qualidade. Apoiamos o desenvolvimento por muitos anos, mas depois de US$25 milhões, eles vieram até mim dizendo que precisávamos parar”, explicou Yoshida.

O executivo destacou que, apesar do conceito promissor, o time não conseguiu definir o “espírito do jogo”, ou seja, o núcleo de gameplay capaz de sustentar a experiência completa.

“Não me lembro exatamente do motivo. O time não foi capaz de encontrar ‘o espírito do jogo’. Era um ótimo conceito, ótimas ideias, mas o gameplay não se materializou de verdade”, completou.

Cancelamentos não são incomuns

Yoshida também comentou sobre outro projeto de orçamento similar (também US$25 milhões) que foi cancelado em um estúdio europeu da Sony durante sua gestão.

“Havia muitos, muitos bons jogos vindo da Europa. Mas um jogo de grande orçamento, de maneira similar, não conseguiu desenvolver o núcleo da jogabilidade”, disse.

O veterano reforçou que cancelamentos são uma parte natural da indústria, especialmente em estágios iniciais de desenvolvimento.

“Eu cancelei tantos jogos. Ninguém conhece a maioria deles porque cancelamos cedo o suficiente. Tentávamos uma nova ideia, fazíamos o protótipo e, se fosse bom, continuávamos. Se não fosse bom, reelaborávamos ou parávamos”, comentou.

Yoshida ainda observou que os custos de desenvolvimento aumentaram significativamente, e que um cancelamento de US$25 milhões, nos dias atuais, já não é mais considerado extraordinário.

“Nos dias de hoje, um cancelamento de US$25 milhões não é nada especial”, afirmou, refletindo sobre a evolução financeira da indústria ao longo das últimas décadas.

Este relato oferece um raro olhar interno sobre decisões estratégicas de grandes estúdios, mostrando como até projetos com grande potencial podem ser interrompidos quando não atingem o nível esperado de gameplay, reforçando a importância do equilíbrio entre arte, conceito e jogabilidade no desenvolvimento de jogos AAA.

Fonte: GamesRadar+