Ex-diretor de Saints Row afirma que competir com GTA é “impossível” e diz que só um fracasso de GTA 6 abriria espaço para rivais

Ex-diretor de Saints Row afirma que competir com GTA é “impossível” e diz que só um fracasso de GTA 6 abriria espaço para rivais

Chris Stockman, designer do Saints Row original, acredita que o sucesso da Rockstar transformou Grand Theft Auto em um fenômeno cultural inatingível


Chris Stockman, diretor de design do Saints Row original, afirmou em entrevista ao site FRVR que nenhum estúdio de mundo aberto consegue mais competir de forma direta com Grand Theft Auto. Segundo ele, a franquia da Rockstar Games ultrapassou o status de mero jogo e se consolidou como um verdadeiro “estilo de vida”, especialmente após o sucesso colossal de GTA Online.

“É impossível dizer ‘vamos atrás de GTA’”, afirmou o designer. “Eles chegaram a um nível em que o nome por si só carrega um peso cultural. Grand Theft Auto não é apenas um produto de entretenimento, é um fenômeno.”

Stockman foi ainda mais direto ao afirmar que a única maneira de outro título rivalizar com GTA seria se GTA 6 fracassasse completamente, o que ele considera improvável.

“Vai ser provavelmente o maior jogo de todos os tempos. A única maneira de alguém competir com eles é se houver uma grande derrapada. Se o jogo sair e for terrível, Deus nos livre, seria o E.T. tudo de novo, mas pior, por causa dos orçamentos.”

A referência ao infame E.T. do Atari 2600, considerado um dos maiores fracassos da história dos games, ressalta o impacto que uma falha de GTA 6 teria sobre toda a indústria. Analistas já classificam os adiamentos recentes do jogo (primeiro de 2025 para maio de 2026, e depois para novembro do mesmo ano) como um “cenário de pesadelo” para o mercado, dada a dependência financeira que o setor tem de seu lançamento.

Espaço para o novo, desde que não imite GTA

Apesar do domínio da Rockstar, Stockman acredita que ainda existe espaço para outros jogos de mundo aberto prosperarem, desde que mantenham uma identidade própria.

“A indústria nunca foi tão grande. As pessoas têm fome de novas experiências. Ser o número dois não é ruim se você jogar suas cartas direito. Não precisa ser uma obra-prima de 100 horas, basta ter foco e uma identidade própria.”

O raciocínio reflete a própria estratégia de Saints Row em 2006, quando surgiu como uma alternativa mais caótica e humorada a Grand Theft Auto. Com o passar dos anos, porém, a distância entre as duas franquias cresceu de forma exponencial, e enquanto GTA 6 se prepara para redefinir novamente o mercado, o retorno de Saints Row parece cada vez mais improvável. Mesmo com atrasos e incertezas, Grand Theft Auto VI continua sendo o título mais aguardado da década. Para Stockman, o jogo simboliza não apenas o auge da Rockstar, mas também um ponto de inflexão na indústria.

“Eles não estão competindo com ninguém mais. Estão competindo com eles mesmos”, concluiu.

Fonte: GamesRadar