Desenvolvedora finlandesa sofre prejuízo milionário e foca em Control 2 e remake de Max Payne
A Remedy Entertainment anunciou que está realocando recursos de desenvolvimento do FBC: Firebreak para outros projetos, após o jogo cooperativo de tiro lançado em junho deste ano não atingir as expectativas comerciais da empresa. O fracasso do título impactou fortemente os resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal, levando a um prejuízo operacional significativo. Segundo o relatório da Remedy, o FBC: Firebreak foi o principal responsável pela queda de 32% na receita em comparação ao mesmo período de 2024, além de gerar um impairment (desvalorização não-monetária) de €14,9 milhões.
O título registrava apenas 12 jogadores simultâneos na Steam no momento da análise, e embora esteja disponível em consoles e no Game Pass, os números gerais permanecem alarmantemente baixos. A atualização Breakpoint, que buscava corrigir problemas iniciais e recuperar a base de jogadores, não conseguiu gerar impacto significativo, consolidando o fracasso do jogo no mercado. O desempenho negativo do Firebreak também resultou na saída do CEO Tero Virtala no início de outubro, apenas dias após a Remedy emitir um alerta aos investidores sobre os fracos resultados do título. Markus Mäki, CEO interino, destacou a necessidade de redirecionar esforços:
“Não estamos satisfeitos com nosso desempenho financeiro recente, mas permanecemos confiantes em nossa capacidade de criar ótimos videogames que ressoem com os jogadores e que sejam comercialmente bem-sucedidos, levando-nos de volta à lucratividade.”
Apesar da realocação de recursos, a Remedy afirmou que continuará investindo parcialmente em FBC: Firebreak, justificando que ainda existem “expectativas de vendas a longo prazo” para o título, mesmo diante do desempenho atual.
Foco em franquias consolidadas e novos projetos
O futuro da desenvolvedora estará centrado em projetos mais promissores, como Control 2 e o remake de Max Payne 1 & 2, desenvolvido em parceria com a Rockstar Games. A Remedy também registrou crescimento em receitas de vendas e royalties, que saltaram de €0,8 milhão para €6 milhões em relação ao mesmo período de 2024, impulsionados por serviços de assinatura de Firebreak e royalties de Alan Wake 2 e Control.
O estúdio manteve ainda um fluxo de caixa operacional positivo, com aumento de €8,9 milhões em relação ao trimestre anterior, o que permite à empresa equilibrar investimentos em seus projetos estratégicos e manter alguma atenção ao Firebreak. Com a realocação de recursos, a Remedy busca reforçar suas franquias estabelecidas e garantir que futuros lançamentos tenham maior impacto comercial, minimizando os riscos de novos fracassos como o enfrentado pelo FBC: Firebreak.
Fonte: PC Gamer
