Após forte reação da comunidade, a desenvolvedora ajusta o sistema de desafios que obrigava jogadores do título principal a jogar o modo gratuito Redsec para progredir no passe de batalha
A Electronic Arts recuou em uma das decisões mais criticadas desde o lançamento de Battlefield 6. Depois de uma onda de protestos da comunidade, a empresa anunciou mudanças no sistema de progressão que vinha prejudicando os jogadores do título principal, forçando-os a participar do modo gratuito Battlefield Redsec (um spin-off focado em batalhas battle royale) para avançar no passe de batalha do jogo pago. O problema teve início com o lançamento de Battlefield Redsec, que chegou de forma gratuita oferecendo o modo battle royale e uma série de desafios semanais.
A proposta era expandir a base de jogadores e atrair novos públicos para a franquia, mas a execução acabou gerando insatisfação entre os fãs que já haviam adquirido o jogo completo. Diversos desafios essenciais para o avanço no passe de batalha de Battlefield 6 só podiam ser concluídos jogando o novo modo gratuito, o que levou a uma enxurrada de críticas nas redes sociais e nas plataformas de avaliação. No Steam, Redsec estreou com menos de 50% de avaliações positivas, reflexo do descontentamento dos jogadores, que se sentiram “obrigados” a migrar para um modo que não desejavam experimentar.
Ajustes e resposta da Electronic Arts
Com a repercussão negativa, a EA anunciou uma atualização emergencial corrigindo o sistema. A partir de agora, jogadores que possuem o jogo base não receberão mais desafios vinculados ao Redsec quando optarem pela renovação de missões. Essa mecânica permanecerá apenas para os usuários que jogam exclusivamente a versão gratuita. A decisão foi bem recebida pela comunidade, que vinha cobrando uma postura mais equilibrada da empresa. A EA também aproveitou o comunicado para agradecer o feedback e prometeu monitorar o impacto das mudanças nas próximas temporadas.
Essa não é a primeira vez que a EA ajusta suas decisões em resposta às reações do público de Battlefield 6. Durante a Temporada 1, a companhia já havia reformulado um item cosmético considerado “fora de tom” com a proposta realista da série, substituindo-o por uma alternativa mais discreta após a repercussão negativa nas redes. Com o episódio do Redsec, a desenvolvedora reforça o compromisso de se adaptar ao retorno dos jogadores, mas também evidencia o desafio de equilibrar estratégias comerciais com a preservação da experiência central que consagrou Battlefield como uma das principais franquias de tiro da indústria.
					                    					