Diretor de Final Fantasy 7 Rebirth quer criar jogos AA focados em experiências específicas

Diretor de Final Fantasy 7 Rebirth quer criar jogos AA focados em experiências específicas

Naoki Hamaguchi afirma que gostaria de desenvolver projetos menores e mais autorais, inspirado pelo sucesso de títulos independentes de médio porte


Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy 7 Rebirth, expressou recentemente o desejo de se afastar temporariamente das grandes produções da Square Enix para criar jogos de escala AA, mais focados em experiências específicas e criativamente ousadas. Em entrevista à GamesRadar+, o desenvolvedor comentou que o aumento dos custos de produção de j’ogos AAA está tornando o setor mais arriscado e menos propenso à experimentação. Naoki Hamaguchi destacou que a criação de um título AAA como Final Fantasy 7 Rebirth exige excelência em todos os aspectos, desde os gráficos e a trilha sonora até os minigames e o design de missões.

“Qualquer direção que você olhe, qualquer elemento que você considere, está em um nível muito alto de qualidade”, afirmou o diretor, lembrando que a complexidade dessas produções também gera enorme pressão financeira e criativa.

Com o crescimento exponencial dos orçamentos e expectativas, Hamaguchi acredita que os estúdios estão cada vez menos dispostos a correr riscos narrativos ou mecânicos. É por isso que, segundo ele, os jogos AA (projetos de médio porte com foco criativo e escopo controlado) têm ganhado tanto espaço e reconhecimento no mercado atual.

A inspiração em Clair Obscur: Expedition 33

O diretor citou Clair Obscur: Expedition 33, da Sandfall Interactive, como um exemplo perfeito de como jogos AA podem conquistar tanto crítica quanto público. Ele chegou a classificá-lo como “meu jogo do ano”, elogiando a direção artística e o foco do projeto em um único conceito bem desenvolvido.

“Esses jogos escolhem um aspecto ou elemento e realmente investem nele, elevando-o ao máximo”, explicou Hamaguchi. “Adoraria tentar fazer um jogo assim, explorando uma área específica e tornando esse aspecto o mais divertido possível.”

Contudo, ele reconhece que a ideia é mais um desejo pessoal do que um plano imediato.

“Para que isso aconteça, eu teria que ignorar completamente a realidade, a posição que tenho na empresa, o que eles querem que eu faça e as responsabilidades da minha função”, comentou com humor.

Apesar de continuar à frente de projetos AAA dentro da Square Enix, Hamaguchi afirmou que deseja apoiar criadores independentes e de médio porte, enxergando nesses jogos uma força criativa vital para o futuro da indústria.

“Do ponto de vista da indústria, acho que é realmente saudável, e gosto de ver esses jogos AA surgindo”, declarou.

A fala do diretor reforça um movimento crescente entre grandes desenvolvedores japoneses que têm buscado reconectar-se com a experimentação e a simplicidade criativa, valores que muitas vezes se perdem em produções multimilionárias. Enquanto seu desejo pessoal de criar algo menor permanece em segundo plano, Hamaguchi continua liderando a trilogia Final Fantasy 7 Remake, cuja terceira parte já está em pré-produção. Segundo ele, novidades sobre o projeto devem ser reveladas “em um futuro não muito distante”, prometendo encerrar a saga com a mesma grandiosidade que a reinventou.

Fonte: GamesRadar