Criadores de MultiVersus fundam novo estúdio independente e anunciam “What the Stars Forgot”

Criadores de MultiVersus fundam novo estúdio independente e anunciam “What the Stars Forgot”

Airlock Games nasce com foco em criatividade, riscos e projetos menores inspirados por grandes ideias


Os diretores por trás de MultiVersus estão de volta, mas agora em uma nova jornada totalmente independente. Justin Fischer, ex-diretor de produção, e Brock Feldman, ex-diretor técnico do brawler da Warner Bros., anunciaram oficialmente a criação da Airlock Games, um estúdio autofinanciado que promete unir a experiência de desenvolvimento em jogos AAA com a liberdade criativa dos projetos menores.

Do peso dos grandes orçamentos à leveza da experimentação

Em seu comunicado de estreia, Fischer e Feldman explicaram que a fundação da Airlock Games é uma resposta direta à crescente complexidade (e rigidez) da indústria de grandes produções. Após anos lidando com pipelines caros e estruturas corporativas, os dois decidiram apostar em uma abordagem mais ágil, voltada à eficiência, originalidade e risco criativo.

“Passamos anos trabalhando em títulos AAA de alto perfil, mas sentíamos falta da criatividade maravilhosa e descompromissada dos jogos mais focados”, afirmaram os fundadores. “É um espaço onde podemos nos concentrar em fornecer novas experiências que nos interessam tanto como jogadores quanto como desenvolvedores. Estamos muito animados por ter a liberdade de assumir riscos criativos, ultrapassar limites e contar histórias que simplesmente não são viáveis para produções AAA.”

A proposta da Airlock é clara: usar o know-how técnico e narrativo de grandes franquias para criar experiências menores, porém mais ousadas e autorais. Junto com o anúncio do estúdio, a Airlock Games revelou seu primeiro projeto, intitulado What the Stars Forgot. O jogo é descrito como uma mistura entre simulação, gestão e horror, com fortes influências de Star Trek e da série The Terror.

O título aposta em gráficos em estilo 16-bit, misturando estética nostálgica com uma narrativa sombria e atmosférica. Segundo o estúdio, o jogo colocará o jogador no comando de uma tripulação isolada no espaço profundo, enfrentando ameaças tanto psicológicas quanto cósmicas. What the Stars Forgot será lançado inicialmente em acesso antecipado na Steam ainda este ano, e já está disponível para financiamento coletivo no Kickstarter, convidando a comunidade a participar do processo de desenvolvimento.


Uma nova chance após MultiVersus

Antes de fundarem a Airlock, Fischer e Feldman acumularam uma carreira sólida em estúdios de peso, trabalhando em títulos como Disney Infinity, Medal of Honor e o próprio MultiVersus. O jogo da Warner Bros. teve um início explosivo em julho de 2022, chegando a 153 mil jogadores simultâneos no Steam. Entretanto, a popularidade caiu rapidamente, e o título acabou sendo retirado do ar por quase um ano. Após seu relançamento em maio de 2024, MultiVersus voltou a atrair mais de 114 mil jogadores simultâneos, mas novamente perdeu fôlego e a própria Warner Bros. chegou a criticar o desempenho abaixo das expectativas.

A criação da Airlock Games, portanto, simboliza uma mudança de direção para os criadores: menos dependência de grandes editoras e mais controle sobre o próprio trabalho. Com a indústria de jogos cada vez mais marcada por demissões em massa, estúdios fechando e custos crescentes de produção, a decisão da dupla surge em um momento de transformação para o mercado. Estúdios como a Airlock Games representam uma nova geração de desenvolvedores experientes que buscam reaproximar a criação de jogos de sua essência artística.

Se What the Stars Forgot entregar o que promete (uma experiência intimista, sombria e diferente), o estúdio pode rapidamente se tornar um nome de destaque entre os novos expoentes do cenário indie. Por enquanto, a mensagem da Airlock Games é simples, mas poderosa: criatividade acima de tudo.