MMO de Halo foi cancelado para garantir bônus de executivo, revela ex-desenvolvedor da Ensemble Studios

MMO de Halo foi cancelado para garantir bônus de executivo, revela ex-desenvolvedor da Ensemble Studios

Projeto ambicioso ambientado no universo de Halo foi interrompido em 2008 por decisão corporativa, e não por problemas criativos, segundo Sandy Peterson


Um dos projetos mais ambiciosos já planejados no universo de Halo foi encerrado não por falhas de desenvolvimento ou limitações técnicas, mas por uma decisão administrativa de alto escalão. Em novo relato, Sandy Peterson, veterano da indústria e ex-membro da Ensemble Studios, revelou que o MMO de Halo, de codinome Titan, foi cancelado em 2008 para assegurar o bônus financeiro de um executivo da Microsoft. A revelação traz à tona um dos capítulos mais controversos da história da Ensemble Studios, responsável por clássicos como Age of Empires e Halo Wars.

O estúdio foi fechado abruptamente naquele mesmo ano, deixando inúmeros projetos promissores pelo caminho. Segundo Peterson, Titan seria um MMO massivo ambientado milhares de anos antes dos eventos principais da franquia, explorando o auge e a queda dos enigmáticos Forerunners, civilização ancestral responsável pela criação dos anéis Halo.

“Em 2008, a Ensemble Studios começou a planejar um gigantesco MMO ambientado no universo Halo”, escreveu Peterson. “Ele se passaria dezenas de milhares de anos atrás, antes dos Halos serem ativados e destruírem toda vida senciente na galáxia. Eu estava encarregado da construção do universo – histórias dos planetas, espécies alienígenas, etc.”

O conceito permitiria que os jogadores assumissem o papel de diferentes raças, como os próprios Forerunners ou seus inimigos, os Covenant, com direito a mundos natais, linhas de missões complexas e sistemas de progressão inspirados em RPGs ocidentais. Internamente, a Microsoft acreditava que o jogo teria potencial para gerar mais de US$ 1 bilhão em receita, tornando-o uma das apostas mais ambiciosas já feitas pela divisão Xbox até então.

Cancelamento por interesse pessoal

Apesar das expectativas, o projeto não sobreviveu à burocracia corporativa. Segundo Peterson, o motivo real para o cancelamento foi uma decisão direta de Don Mattrick, então executivo-chefe da divisão Xbox. O desenvolvedor afirmou que Mattrick não queria comprometer seu bônus pessoal, que dependia dos lucros obtidos pela empresa dentro de um período de três anos.

“Tudo foi por água abaixo quando Don Mattrick percebeu que seu bônus acumulado era baseado na receita que a Microsoft tinha de jogos em três anos”, contou Peterson. “Nós estimamos 3,5 anos para finalizar Titan se fizéssemos direito, e isso ultrapassava o prazo final de Mattrick. Então, ao demitir toda a Ensemble, ele não precisava pagar por nosso estúdio caro por três anos.”

A decisão resultou não apenas no cancelamento de Titan, mas também no fechamento definitivo da Ensemble Studios, que havia sido um dos pilares do ecossistema de jogos da Microsoft desde os anos 1990.

Ecos de um projeto perdido

Essa não é a primeira vez que o projeto vem à tona. Em 2010, Dusty Monk, outro ex-desenvolvedor da Ensemble, afirmou que o MMO foi encerrado por ser considerado “grande demais e caro demais” para o momento. Segundo Monk, a Microsoft optou por redirecionar seus esforços para títulos mais casuais e de menor risco financeiro, em um período em que o mercado ainda se adaptava à era dos MMOs. Na época, Titan tinha um orçamento estimado em US$ 90 milhões, valor considerado elevado mesmo para padrões da indústria de 2008.

Apesar de nunca ter sido finalizado, parte do aprendizado técnico e conceitual de Titan teria sido reaproveitada em Halo Wars, lançado em 2009, e em sistemas de design que influenciaram outros projetos posteriores dentro da Microsoft. A história do MMO de Halo é um lembrete de como decisões corporativas podem interromper visões criativas promissoras. Peterson, que também trabalhou em franquias lendárias como Doom e Quake, lamenta que o jogo nunca tenha visto a luz do dia, especialmente pela riqueza narrativa que poderia ter ampliado o universo da série.

Mais de quinze anos depois, o cancelamento de Titan ainda é lembrado como um dos maiores “e se” da história de Halo, um projeto que poderia ter redefinido a franquia e consolidado a Ensemble Studios como um dos maiores estúdios de desenvolvimento da era Xbox.

Fonte: Gamesradar