Sarah Bond afirma que exclusividade de jogos é um conceito ultrapassado: “Os jogadores querem jogar em qualquer lugar”

Sarah Bond afirma que exclusividade de jogos é um conceito ultrapassado: “Os jogadores querem jogar em qualquer lugar”

Presidente do Xbox defende o fim das barreiras entre plataformas e reforça a visão multiplataforma da Microsoft para o futuro dos games


A presidente do Xbox, Sarah Bond, declarou que a ideia de jogos exclusivos já não faz mais sentido em 2025. Em entrevista concedida ao Mashable, a executiva afirmou que o público atual busca liberdade e conectividade, priorizando a possibilidade de jogar com amigos em qualquer dispositivo, sem restrições de plataforma ou loja digital.

O fim das barreiras e a nova filosofia do Xbox

Segundo Bond, a Microsoft tem como objetivo central permitir que os jogadores acessem seus títulos favoritos de forma ampla e integrada, seja por meio da nuvem, PC, consoles ou dispositivos portáteis, como o ROG Ally X. A executiva destacou que os maiores fenômenos da indústria já seguem esse modelo, citando exemplos como Call of Duty, Minecraft, Fortnite e Roblox.

“Os maiores jogos do mundo estão disponíveis em todos os lugares. É isso que realmente movimenta a comunidade nos games. A ideia de restringir um jogo a um único dispositivo ou loja é antiquada para a maioria das pessoas”, afirmou Bond.

Ela também enfatizou que o foco do Xbox está em conectar pessoas e não em segmentá-las por plataformas.

“Você quer poder jogar com seus amigos em qualquer lugar, independentemente do que eles estão usando. Estamos realmente investindo nisso com experiências como o ROG Ally X, a nuvem, o PC e os consoles. É sobre abrir novas formas de jogar”, completou.

A mudança estratégica da Microsoft

Nos últimos anos, a Microsoft tem abandonado gradualmente o modelo de exclusividade que marcou as gerações anteriores de consoles. Hoje, títulos da marca Xbox frequentemente chegam a outras plataformas, incluindo PlayStation e Nintendo Switch, em uma tentativa de expandir o alcance do ecossistema Xbox como um todo. Enquanto a Sony também tem adotado políticas mais flexíveis, lançando alguns de seus jogos no PC após um período de exclusividade, a Nintendo segue fiel ao modelo tradicional, mantendo suas franquias restritas aos próprios consoles, estratégia que, segundo analistas, continua sendo extremamente rentável.

Apesar da abordagem aberta, a Microsoft ainda adota estratégias variadas de publicação. Alguns títulos chegam simultaneamente a múltiplas plataformas, enquanto outros permanecem exclusivos por um tempo limitado. Um dos casos mais comentados é o de Starfield, cuja chegada ao PlayStation tem sido amplamente especulada. Relatórios recentes indicam que o anúncio oficial pode acontecer em 2026. Com o discurso de Sarah Bond, a Microsoft reforça uma mensagem clara: o futuro do Xbox está menos ligado à exclusividade de hardware e mais à construção de uma rede global de acesso e comunidade, onde o essencial não é onde se joga, mas com quem se joga.