Veterano da BioWare reconhece falhas fundamentais e aponta problemas de identidade em Anthem
Lançado em 2019 com a promessa de competir com gigantes do gênero como Destiny e The Division, Anthem rapidamente se tornou um dos maiores fracassos da EA e da BioWare. Agora, Mark Darrah — ex-produtor executivo do estúdio — admitiu publicamente que as críticas feitas na época eram justificadas e detalhou os principais erros que levaram ao colapso do projeto.
Originalmente concebido para ser um grande jogo como serviço, Anthem acabou preso entre duas identidades: não conseguiu se destacar como loot shooter e tampouco entregou a experiência narrativa típica dos RPGs da BioWare. O título recebeu avaliações negativas da imprensa e dos jogadores, atingindo apenas 59 pontos no Metacritic, muito abaixo da meta interna de 70.
“Fraquezas legítimas”, diz veterano da BioWare
Em um vídeo recente publicado em seu canal do YouTube, Darrah afirmou concordar com praticamente todas as críticas apontadas no lançamento. Segundo ele, os problemas mais graves envolviam:
- Loot repetitivo e pouco recompensador
- Missões com pouca variedade
- Ritmo desbalanceado
- História desconexa e mal implementada
Darrah explicou que o estúdio não soube adaptar sua expertise em RPGs single-player para o formato de jogo como serviço, onde a progressão baseada em recompensas e a diversão no repetício são elementos essenciais.
Estrutura prejudicada pelo multiplayer
O produtor também destacou que a presença de jogadores aleatórios nas missões afetava negativamente a narrativa, que tratava todos os participantes como se fossem o mesmo protagonista, prejudicando a imersão.
“Quando você sente que está fazendo a mesma coisa constantemente e que o equipamento não vale o esforço, toda a experiência desmorona”, afirmou Darrah.
Servidores serão desligados em 2026
Embora Anthem ainda esteja jogável, o título foi abandonado pela EA há anos, sem novos conteúdos ou atualizações. Em junho, a empresa confirmou que os servidores serão encerrados definitivamente em 12 de janeiro de 2026, marcando o fim oficial do jogo.
Fonte: GamesRadar