PlayStation quase adquiriu direitos exclusivos da FIFA e considerou comprar Bullfrog, revelam ex-funcionários

PlayStation quase adquiriu direitos exclusivos da FIFA e considerou comprar Bullfrog, revelam ex-funcionários

Em entrevista especial pelos 30 anos do PlayStation, ex-executivos compartilham histórias inéditas sobre decisões estratégicas que quase mudaram o rumo da marca.


Em comemoração aos 30 anos do PlayStation, o portal The Game Business conversou com ex-funcionários da Sony, que revelaram episódios pouco conhecidos da história do console. Entre as revelações, está a surpreendente informação de que a PlayStation esteve muito próxima de adquirir os direitos exclusivos da franquia FIFA.

A negociação que não se concretizou

Segundo Juan Montes, ex-vice-presidente de desenvolvimento de software da Sony, a empresa estava desenvolvendo uma base tecnológica sólida para um jogo de futebol e estava “muito, muito próxima” de fechar o acordo. Montes explicou que a decisão de não prosseguir foi estratégica:

“Em determinado momento, mudamos de ideia, preferindo manter um bom relacionamento com empresas externas.”

Com isso, a licença permaneceu nas mãos da Electronic Arts, que transformou a FIFA em uma das franquias mais lucrativas e multiplataforma da história, até a separação da EA da federação em 2022. Vale lembrar que a Sony havia investido anteriormente em jogos de futebol próprios, lançando em 1999 This is Football, exclusivo para PlayStation, que manteve-se ativo por quase uma década.

O interesse em Bullfrog e Peter Molyneux

Outra curiosidade abordada na entrevista envolve Peter Molyneux, famoso designer britânico que ganhou notoriedade nos anos 1990 com títulos como Populous e Theme Park. Molyneux buscava publisher para dois projetos: Dungeon Keeper e The Indestructibles, sendo que este último nunca chegou a ser lançado. A Sony chegou a demonstrar interesse na compra do estúdio Bullfrog, responsável pelos títulos, mas acabou perdendo a disputa para a Electronic Arts, que agiu rapidamente e ofereceu condições similares, garantindo os direitos sobre os projetos.

Essas histórias revelam como decisões estratégicas quase alteraram o mercado de games global, mostrando que a trajetória do PlayStation poderia ter seguido caminhos muito diferentes. A escolha de não adquirir a FIFA e o estúdio Bullfrog influenciou diretamente o panorama competitivo da indústria, permitindo que a EA consolidasse algumas das franquias mais icônicas da história dos videogames. Hoje, com três décadas de existência, o PlayStation celebra não apenas seu sucesso, mas também as decisões críticas (acertadas ou não) que moldaram sua trajetória e o ajudaram a se tornar um dos consoles mais influentes de todos os tempos.

Fonte: The Game Business