Diretor Naoki Hamaguchi explica motivação por trás de recurso opcional que acelera a experiência sem comprometer o conteúdo original
A Square Enix anunciou que Final Fantasy VII Remake poderá ser completado em menos de 10 horas graças a um novo sistema de progressão simplificada. A informação foi revelada pelo diretor do jogo, Naoki Hamaguchi, em entrevista à AUTOMATON Japan, onde detalhou as razões por trás dessa implementação controversa, que promete atender tanto jogadores novatos quanto veteranos da franquia.
Função opcional para acelerar a experiência
O recurso, que será adicionado ao primeiro título da trilogia de remakes lançada originalmente em 2020, permitirá que os jogadores avancem significativamente na narrativa, reduzindo drasticamente o tempo necessário para completar a aventura. Segundo Hamaguchi, com a nova funcionalidade e pulando as cutscenes, seria possível terminar Final Fantasy VII Remake em apenas 7 a 8 horas — uma queda considerável frente às 40-50 horas normalmente exigidas.
“A razão principal para esta adição foi o anúncio da publicação multiplataforma da trilogia de Final Fantasy VII Remake”, explicou Hamaguchi.
A intenção da Square Enix é evitar que novos jogadores se sintam desmotivados pela duração do primeiro título antes de chegarem ao terceiro capítulo, ainda não lançado. Hamaguchi também revelou que sua própria rotina de jogo foi um fator importante na criação da função:
“Pessoalmente, gosto de experimentar vários jogos diferentes para me manter atualizado, mas realmente não tenho tempo. Às vezes, me pego desejando ter acesso a funções de debug para conseguir avançar mais”, afirmou.
Essa perspectiva reforça o entendimento da Square Enix sobre o público moderno, que busca flexibilidade na experiência de jogo.
Controvérsia e defesa do recurso
Embora a medida tenha gerado debate entre fãs e críticos, o diretor defende a introdução tardia do sistema no primeiro jogo da série.
“Se a tivéssemos adicionado ao terceiro capítulo no momento do lançamento, provavelmente teríamos desencadeado polêmicas. Correríamos o risco de arruinar a experiência para os fãs que esperaram mais tempo”, explicou Hamaguchi.
A função será totalmente opcional, permitindo que jogadores puristas mantenham a experiência original intacta.
“Naturalmente, quando anunciamos funções como essas, recebemos respostas do tipo ‘É um sacrilégio!’. Até mesmo dentro da equipe existem pessoas que pensam assim”, admitiu Hamaguchi, acrescentando que a flexibilidade se tornou um aspecto central do entretenimento digital moderno: “O jogador deve ter a possibilidade de escolher como interagir com os conteúdos”.
Atualmente, Final Fantasy VII Remake Intergrade está disponível para PC via Steam e PlayStation 5. As versões para Nintendo Switch 2 e Xbox Series S|X têm lançamento marcado para 22 de janeiro de 2026, oferecendo aos jogadores a oportunidade de experimentar a trilogia completa com o novo sistema de progressão simplificada. Com essa adição, a Square Enix busca equilibrar tradição e modernidade, permitindo que tanto fãs de longa data quanto novos jogadores possam explorar Final Fantasy VII Remake de acordo com seu tempo e preferências, sem comprometer a narrativa ou a essência do título.
Fonte: Multiplayer.it