Recurso gráfico avançado foi incorporado ao id Tech 8 e coloca o jogo entre os poucos títulos a oferecer suporte completo à tecnologia em tempo real.
A id Software revelou novos bastidores sobre a implementação do path tracing em DOOM: The Dark Ages, recurso gráfico de última geração que chegou ao FPS através de uma atualização lançada em 18 de junho de 2025, exatamente um mês após a estreia do título. Segundo o estúdio, foram necessários cerca de seis meses de trabalho dedicado para viabilizar a tecnologia dentro da engine proprietária id Tech 8.
Com a novidade, DOOM: The Dark Ages se junta a um grupo seleto de jogos para PC que oferecem path tracing em tempo real, ao lado de nomes como Cyberpunk 2077, Alan Wake 2, Black Myth: Wukong e Indiana Jones and the Great Circle. A id Software destaca que o objetivo não foi apenas elevar o padrão visual, mas também abrir caminho para o futuro da engine.
Billy Khan, Diretor de Tecnologia de Engine do estúdio, reforçou em entrevista técnica publicada pela NVIDIA que o recurso será expandido em projetos futuros:
“Path tracing agora é parte do id Tech 8. Continuaremos pesquisando e desenvolvendo nesta área.”
Desafios e ferramentas essenciais
A implementação exigiu ajustes complexos para garantir desempenho estável em cenários de combate frenético. Segundo Khan, ferramentas fornecidas pela NVIDIA foram cruciais:
- NVIDIA Opacity Micro-Map e Shader Execution Reordering: ajudaram a otimizar o sombreamento de superfícies, melhorando a eficiência da GPU.
- DLSS Ray Reconstruction: fundamental para reduzir ruídos visuais sem perda de detalhes, oferecendo ganhos perceptíveis de qualidade e performance.
“Adicionou a fidelidade muito necessária à redução de ruído dos nossos resultados de path tracing, preservando mais detalhes. É uma forte melhoria no desempenho e qualidade em comparação com as técnicas tradicionais de redução de ruído”, explicou Khan.
A aposta no path tracing pode se expandir ainda mais nos próximos anos. Rumores apontam que as futuras placas da AMD trarão otimizações significativas para ray tracing, o que pode beneficiar jogos que adotem técnicas avançadas como as exploradas pela id Software. Enquanto isso, DOOM: The Dark Ages consolida sua posição não apenas como um dos FPS mais aclamados de 2025, mas também como um marco técnico no uso de tecnologias de renderização em tempo real, ampliando os horizontes para o gênero e para o futuro dos gráficos em jogos de ação.
Fonte: Wccftech