Pragmata: Capcom comenta sobre modo cooperativo descartado e explica influência (ou não) da IA na história

Pragmata: Capcom comenta sobre modo cooperativo descartado e explica influência (ou não) da IA na história

Desenvolvedores revelam decisão sobre o cooperativo e afirmam que a história do jogo foi criada antes do boom da inteligência artificial.


A Capcom compartilhou novos detalhes sobre Pragmata, o ambicioso jogo de ação e ficção científica previsto para 2026. Em entrevistas recentes, os desenvolvedores revelaram que o título quase contou com um modo cooperativo, mas a ideia foi deixada de lado. Eles também esclareceram que a presença de uma IA antagonista no enredo não tem relação com o atual hype em torno da inteligência artificial.

Cooperativo foi cogitado, mas não encaixou

Segundo o diretor Cho Yonghee e os produtores Naoto Oyama e Edvin Edson, Pragmata não foi pensado, inicialmente, como uma experiência puramente single-player. O plano original incluía um modo cooperativo, mas a equipe decidiu abandoná-lo para preservar a proposta central do jogo.

No título, os jogadores controlam simultaneamente os dois protagonistas, Hugh e Diana, equilibrando combate e resolução de quebra-cabeças. A Capcom concluiu que essa dinâmica de controle duplo — considerada essencial para a identidade do jogo — não funcionaria bem em um formato cooperativo.

“O maior apelo de Pragmata está em comandar Hugh e Diana ao mesmo tempo, tanto no combate quanto nos puzzles. Isso não seria possível no modo cooperativo”, explicaram os desenvolvedores.

História independente do hype da IA

A trama de Pragmata leva os jogadores a uma estação lunar abandonada, onde uma IA hostil tenta impedir Hugh e Diana de retornar à Terra. A premissa levantou especulações de que a Capcom estaria surfando na onda do atual fascínio pela inteligência artificial.

Porém, em entrevista ao IGN, Cho Yonghee e Naoto Oyama afirmaram que a ideia surgiu muito antes de a IA ganhar relevância no mundo real.

Tivemos esse conceito para a IA do jogo desde o início do desenvolvimento, antes do trailer conceitual de alguns anos atrás”, contou Oyama.

“Não poderíamos ter previsto que a IA se tornaria tão grande hoje.”

Yonghee complementou:

“O desenvolvimento da IA no mundo real está avançando tão rápido que, em comparação, o que temos no jogo pode até parecer menos impressionante.”

A Capcom reforçou que a IA de Pragmata foi criada com uma abordagem própria e não se baseia em avanços tecnológicos atuais, garantindo que o enredo mantém a identidade planejada desde os estágios iniciais do projeto.

Lançamento

Após sucessivos adiamentos, Pragmata está previsto para chegar em 2026, com versões para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Conclusão:

A Capcom aposta em uma experiência single-player única, destacando a jogabilidade de controle duplo e uma história que, embora envolva IA, não depende das tendências atuais. Agora resta aos fãs esperar para ver como essas escolhas impactarão o jogo final.

Fonte: IGN