Assinantes enfrentam limitações no Xbox Cloud Gaming enquanto serviço é atualizado globalmente
O Xbox Game Pass passou recentemente por um reajuste de preços no Brasil e em diversos outros países, afetando todas as categorias de assinatura. Apesar do aumento, um dos recursos mais aguardados pelos jogadores o (Xbox Cloud Gaming em 1440p) ainda não está disponível para assinantes brasileiros.
Segundo o Xbox Wire dos EUA, o Game Pass Ultimate recebeu sua maior atualização até hoje, incluindo a possibilidade de transmitir jogos via nuvem em resolução de até 1440p, com taxa de bits de até 30 Mbps. No entanto, essa melhoria não foi implementada no Brasil e na Argentina, onde a resolução máxima continua limitada a 1080p.
A Microsoft explica que o suporte ao 1440p depende de três fatores: dispositivo, jogo e região.
“No momento, não está disponível no Brasil e na Argentina. Pode não ser compatível com algumas smart TVs. Não há suporte em consoles Xbox One. Não há suporte nos consoles Xbox One S, Xbox One X, Xbox Series S e Xbox Series X, mas estará disponível em breve”, afirmou a empresa.
Além disso, o Xbox Cloud Gaming via Amazon FireStick e Smart TVs da LG também não está disponível nessas regiões, restringindo o acesso a dispositivos que, em outros mercados, já oferecem compatibilidade completa.

Frustração entre assinantes
O aumento no preço do Game Pass, que consolidou o serviço como um dos mais caros do Brasil, gerou insatisfação entre parte da comunidade. Muitos jogadores esperavam que a melhoria na qualidade do streaming acompanhasse o reajuste, mas, por enquanto, os assinantes nacionais seguem limitados a 1080p.
A situação evidencia a diferença de recursos por região, destacando os desafios enfrentados por serviços globais para oferecer uma experiência uniforme a todos os usuários.