Universidade do Tennessee oferece primeira disciplina do mundo dedicada à história da franquia GTA

Universidade do Tennessee oferece primeira disciplina do mundo dedicada à história da franquia GTA

A aula inédita usa o universo de Grand Theft Auto para explorar a história americana contemporânea, conectando games e ensino acadêmico


A franquia Grand Theft Auto, reconhecida mundialmente por sua influência cultural e popularidade, será protagonista de uma iniciativa inédita na educação superior. A partir de 20 de janeiro de 2026, a Universidade do Tennessee oferecerá a primeira aula universitária dedicada exclusivamente à história da franquia, considerada a primeira do mundo com esse enfoque.

O professor Tore Olsson, responsável pela disciplina, explicou que a proposta é usar o universo ficcional de GTA como ferramenta pedagógica para estudar a história dos Estados Unidos de 1980 até os dias atuais. Inicialmente, Olsson planejava incluir GTA VI como parte central do curso, mas o adiamento do jogo para maio de 2026 levou à criação de um título irônico para a disciplina, que precederá o lançamento do novo título da Rockstar Games.

GTA como lente para a história americana

Segundo Olsson, apesar de GTA não ser historicamente rigoroso como Red Dead Redemption ou Assassin’s Creed, a franquia captura épocas específicas da história americana, oferecendo representações detalhadas de cidades, paisagens urbanas e tramas sociais.

“Videogames são ótimos em criar mundos fictícios, mas também influenciam a forma como os jogadores pensam sobre tempos e lugares do mundo real. Assim como Red Dead Redemption 2 moldou a percepção de muitos sobre o Velho Oeste americano do século XIX, ou Ghost of Tsushima influenciou a visão que têm do Japão feudal, milhões de pessoas ao redor do mundo imaginam a América contemporânea através da lente da franquia Grand Theft Auto. Basta pensar em quantos veteranos de GTA já reconheceram pontos de referência em Los Angeles e Nova York graças às horas passadas em Los Santos e Liberty City!”

A aula de Olsson combina trechos do jogo, capturas de tela e demonstrações ao vivo para ilustrar os temas históricos do dia. Atividades como movimentação de contêineres no Porto de Los Santos são utilizadas como dispositivo didático, conectando elementos fictícios com eventos e tendências históricas reais.

Paixão pelo jogo não substitui dedicação acadêmica

Embora o curso utilize o universo de GTA, o professor enfatiza que conhecimento prévio dos jogos não garante desempenho acadêmico. O objetivo é que a familiaridade com a franquia inspire os alunos a se engajar com a história real que serve de base para os títulos.

“Aposto que muitos estudantes adorariam esse tipo de estudo! Mas não exijo que eles possuam ou joguem os games durante o semestre. Ficar pedindo para estudantes com orçamento apertado comprarem um console caro ou um PC gamer, além dos próprios jogos, me deixaria ansioso. Jamais haverá uma questão de prova sobre Trevor Philips ou Niko Bellic.”

A disciplina mantém, no entanto, uma presença constante do universo de GTA, com trechos do jogo projetados em sala, discussões sobre personagens e cenários, e demonstrações práticas que servem como introdução aos temas históricos tratados.

Engajamento digital e perspectivas futuras

Além das aulas presenciais, Olsson planeja compartilhar atualizações sobre a disciplina no TikTok, incluindo reflexões sobre GTA VI e como o novo título pode ser incorporado em futuras edições do curso. O professor também citou sua experiência anterior ao transformar uma aula sobre Red Dead Redemption em livro, com narração de Roger Clark, reforçando a viabilidade de transformar experiências de jogo em recursos educacionais robustos.

O curso da Universidade do Tennessee representa um marco inovador na interseção entre videogames e ensino superior, demonstrando que títulos populares podem servir como ferramentas significativas para explorar cultura, história e sociedade, sem perder rigor acadêmico.

Fonte: IGN