Gerente de comunidade da Pocketpair rebate críticas sobre o status de acesso antecipado do jogo, que já ultrapassou 32 milhões de jogadores, e reforça a importância do feedback para o desenvolvimento.
O sucesso estrondoso de Palworld, que já ultrapassou a marca de 32 milhões de jogadores, trouxe consigo um novo debate: afinal, por que o título ainda é classificado como Early Access? Para John “Bucky” Buckley, gerente de comunidade global da Pocketpair, a resposta é clara: porque esse rótulo continua sendo fundamental para a evolução do jogo.
Em resposta a críticas recentes levantadas pelo jornalista Chris Scullion, que defendeu a ideia de que jogos massivos como Palworld deveriam abandonar o “artifício” do acesso antecipado, Bucky saiu em defesa do modelo em uma declaração pública. Segundo o desenvolvedor, a decisão de lançar Palworld em Early Access foi estratégica desde o início.
“Palworld está em acesso antecipado porque o lançamos mais cedo com o propósito expresso de coletar feedback para tornar o jogo ainda melhor”, explicou. “Incorporamos muitas dessas opiniões e fizemos diversas mudanças para atender ao que nossos jogadores desejam. Não somos tolos a ponto de pensar que sabemos mais que eles.”
Bucky reforçou que, apesar do sucesso imediato, o título segue em constante transformação:
“Temos a sorte incrível de Palworld ter ressoado com milhões de pessoas desde o primeiro dia, mas isso não muda o fato de que o jogo tem sido um trabalho em progresso durante todo este tempo.”
Comparações com outros títulos
O representante da Pocketpair também questionou por que Palworld é alvo de críticas que não costumam ser direcionadas a outros jogos bem-sucedidos que também permaneceram por anos em acesso antecipado.
“Não deveríamos ter chamado Satisfactory, Baldur’s Gate 3 ou Enshrouded de Early Access simplesmente porque eram populares também? Tenho certeza de que todos os três diriam que se tornaram jogos melhores devido ao feedback recebido durante o acesso antecipado.”
Segundo ele, a popularidade não deve ser vista como um impeditivo para manter o rótulo de Early Access:
“Milhões de jogadores entrando durante o acesso antecipado não invalidam esses esforços. Os jogos só melhoram quando os jogadores estão envolvidos.”
Versão 1.0 a caminho
A Pocketpair já confirmou que a versão 1.0 de Palworld está prevista para 2026, prometendo uma expansão massiva de conteúdo. O estúdio destaca que as atualizações recentes já demonstram o compromisso em ouvir a comunidade, incluindo ajustes de balanceamento, novos Pals e melhorias no desempenho. Enquanto isso, Bucky pede para que o público não ignore os benefícios do modelo:
“Não devemos esquecer todos os sucessos que vieram do Early Access. Palworld é apenas mais um exemplo de como esse processo pode transformar um jogo.”
Com a promessa de evoluir continuamente até seu lançamento oficial, Palworld segue como um dos fenômenos mais expressivos da indústria, ao mesmo tempo em que reaquece o debate sobre o futuro do acesso antecipado como modelo de desenvolvimento.
Fonte: GamesRadar