Ubisoft aposta em inteligência artificial para criar mundos e NPCs mais realistas

Ubisoft aposta em inteligência artificial para criar mundos e NPCs mais realistas

CEO Yves Guillemot apresenta planos para interações mais profundas e ambientes reativos em futuros jogos


A Ubisoft anunciou planos ambiciosos para integrar inteligência artificial em seus próximos jogos, com o objetivo de transformar a forma como jogadores interagem com personagens e mundos virtuais. Durante apresentação na New Global Sport Conference, na Arábia Saudita, o CEO Yves Guillemot detalhou como a tecnologia permitirá criar NPCs mais autênticos e mundos abertos que respondem dinamicamente às ações dos usuários.

Personagens históricos com IA avançada

Guillemot explicou que a nova abordagem permitirá que jogadores interajam com figuras históricas de maneira mais realista. Como exemplo, mencionou Sócrates, filósofo grego que já apareceu como personagem secundário em Assassin’s Creed Odyssey.

“Podemos garantir que, quando você encontrar Sócrates [em um jogo], terá todos os dados sobre o que ele disse e fez, então você estará conversando com uma pessoa muito próxima do que aquela pessoa realmente foi”, afirmou o CEO.

Segundo Guillemot, a tecnologia permitirá experiências educativas mais orgânicas, integrando aprendizado e gameplay:

“Você terá que entender e aprender a filosofia dele para cumprir os desafios que oferecemos no jogo. Não terá a impressão de que está aprendendo, mas sim que está se transformando apenas para vencer o jogo.”

Mundos reativos e dinâmicos

Além de NPCs históricos, a Ubisoft pretende reescrever a lógica de mundos abertos. A IA permitirá que o ambiente reaja de forma inteligente às decisões do jogador, superando limitações de roteiros pré-definidos:

“O mundo em que estaremos também será mais inteligente. Para os jogadores, o mundo reagirá ao seu comportamento em vez de coisas pré-programadas”, explicou Guillemot.

Ele acrescentou que o objetivo é criar uma experiência personalizada, na qual as ações do jogador realmente impactem o mundo virtual:

“Criamos mundos abertos no passado, dando mais escolhas aos jogadores, e agora daremos outro passo adiante, que é garantir que você tenha um impacto no mundo, e o mundo reagirá a você. Então será o seu mundo.”


A iniciativa da Ubisoft reflete uma tendência crescente na indústria de games: utilizar IA para enriquecer narrativa e jogabilidade, proporcionando interações mais complexas e universos que se adaptam aos estilos individuais de cada jogador. Com a tecnologia, a empresa busca não apenas melhorar a fidelidade histórica e a imersão em seus jogos, mas também abrir novas possibilidades de educação, exploração e personalização, criando experiências que se ajustam de forma dinâmica ao comportamento do usuário.

Fonte: Game File