Produtor e diretor do MMORPG, Naoki ‘Yoshi-P’ Yoshida, anuncia mudanças significativas em batalhas, mas comunidade questiona contradições nas declarações.
Final Fantasy 14, o popular MMORPG da Square Enix, terá uma grande atualização voltada a destacar a singularidade de cada job em conteúdos de batalha, conforme anunciado por Naoki ‘Yoshi-P’ Yoshida, produtor e diretor do título. No entanto, as declarações de Yoshida geraram confusão entre os fãs ao afirmar que, para aqueles satisfeitos com o sistema atual, “nada vai mudar”.
Em entrevista ao portal PCGamesN, Yoshida explicou que, embora o MSQ (Main Scenario Quest) nem sempre permita expressar a individualidade de todos os jobs em cada patch, a equipe está planejando algo maior.
“Quando se trata de usar os jobs em conteúdo de batalha e destacar mais a singularidade de cada um, estamos trabalhando em uma grande atualização”, afirmou o produtor.
Promessas passadas e recepção da comunidade
Esta não é a primeira vez que a Square Enix promete aprimorar a individualidade dos jobs. Há pouco mais de um ano, Yoshi-P garantiu que a expansão Dawntrail e seus patches subsequentes trariam “mais individualidade” aos personagens, tornando-os “mais interessantes para os jogadores”. No entanto, a expansão recebeu avaliações mistas, permanecendo com classificação “Mostly Negative” no Steam, com a homogeneização dos jobs sendo uma das críticas mais recorrentes.
A aparente contradição nas declarações de Yoshida alimentou debates na comunidade.
“As pessoas podem pensar nisso como uma expansão do sistema que já temos no jogo. Os jogadores que já gostam da forma como as coisas estão podem ficar tranquilos que nada vai mudar em sua experiência. Mas estamos tentando fazer algo novo em cima do que já temos”, disse o diretor, gerando dúvidas sobre o alcance das mudanças.
Reação da comunidade e expectativas
Nas redes sociais e fóruns especializados, os fãs reagiram com ceticismo.
“‘Estamos trabalhando em grandes mudanças’ e ‘jogadores que gostam das coisas como estão não devem se preocupar porque nada vai mudar’ são duas declarações contraditórias”, comentou um usuário no Reddit. Outro questionou diretamente: “O que diabos isso significa, Yoshida?”
Apesar das críticas, muitos jogadores mantêm a esperança de que a atualização abordará a falta de diversidade entre os jobs sem descaracterizar a experiência apreciada pelos fãs. A Square Enix também já havia anunciado planos para “atualizar novos conteúdos” que possam ser aproveitados por uma gama maior de jogadores, ampliando a experiência sem comprometer a essência do MMORPG.
Yoshida reforçou que a prioridade da equipe continuará sendo equilibrar a individualidade dos jobs com a apresentação do jogador como protagonista do mundo de Eorzea.
“Queremos continuar dando importância a ambos os aspectos daqui para frente”, concluiu, deixando claro que o desenvolvimento segue atento às demandas da comunidade.
Fonte: GamesRadar