Relatório revela cortes drásticos, baixo orçamento e os bastidores caóticos do RPG que levou quase 10 anos para ser lançado
Após quase uma década em produção, Lost Soul Aside finalmente chegou ao mercado na semana passada, mas não atingiu as expectativas. Um novo relatório interno lança luz sobre os desafios enfrentados pelo projeto e explica por que as comparações com grandes franquias foram injustas.
De promessa a realidade: uma trajetória turbulenta
O RPG de ação, que começou como um projeto solo inspirado pelo trailer de Final Fantasy Versus XIII (hoje Final Fantasy XV), ganhou atenção em 2016 após um protótipo viralizar e chamar a atenção da Sony. Em 2017, Yang Bing fundou um pequeno estúdio com apenas cinco integrantes para dar vida ao jogo, que inicialmente seria de mundo aberto.
Mas os obstáculos logo surgiram. Em 2020, a equipe precisou abandonar a ideia original e reiniciar o desenvolvimento do zero. A pandemia agravou a situação, causando atrasos e falta de pessoal entre 2021 e 2023. Somente em 2024 o time cresceu para cerca de 40 pessoas, mas novas mudanças aconteceram quando a própria Sony interveio, reduzindo a campanha planejada de dez capítulos e ajustando a estrutura do jogo.
Para complicar ainda mais, conflitos internos ocorreram após um vazamento não autorizado. O roteiro revisado só ficou pronto no fim de 2024, e as cutscenes foram finalizadas pouco antes do lançamento. A versão para PS5 foi prioridade, enquanto a edição para PC sofreu com problemas de otimização subestimados. A demo final, inclusive, foi retida pela Sony até um dia antes do lançamento oficial.
Orçamento modesto diante de gigantes AAA
O relatório também revelou que o orçamento do projeto foi extremamente limitado. Segundo informações, Lost Soul Aside contou com apenas US$ 8 milhões, cerca de 20% do valor investido em Black Myth: Wukong e metade do orçamento de Stellar Blade.
Para efeito de comparação, Black Myth: Wukong teria custado aproximadamente US$ 40 milhões, sem contar marketing. Além disso, enquanto grandes títulos como Devil May Cry 5 tiveram equipes de 250 pessoas e Final Fantasy XV mais de 600 desenvolvedores, Lost Soul Aside chegou ao fim com um time bem menor, enfrentando dificuldades técnicas — como a criação manual das animações, que consumiu seis anos de trabalho.
Mais símbolo de perseverança do que concorrente AAA
Apesar das críticas que apontam falhas na narrativa, personagens pouco carismáticos e problemas de desempenho, Lost Soul Aside entrega um sistema de combate elogiado e carrega uma mensagem inspiradora: o sonho de um desenvolvedor que, mesmo com recursos limitados, conseguiu concluir um projeto ambicioso.
Os problemas técnicos, porém, não foram ignorados. A equipe prometeu atualizações para corrigir erros, melhorar a performance e oferecer uma experiência mais estável, incluindo uma entrada mais fluida no jogo. As melhorias chegarão em breve, mas ainda sem data confirmada.
Lost Soul Aside está disponível para PS5 e PC desde 29 de agosto de 2025.
Fonte: Tech4Gamers