Diretor de Dragon’s Dogma 2 comenta críticas e revela planos em novo estúdio

Diretor de Dragon’s Dogma 2 comenta críticas e revela planos em novo estúdio

Hideaki Itsuno afirma que o RPG não foi feito para agradar a todos e já trabalha em uma nova IP fora da Capcom


Após 12 anos de espera, Dragon’s Dogma 2 chegou ao mercado em 2024 como uma das sequências mais aguardadas da Capcom. Apesar da expectativa, o título dividiu opiniões entre fãs e crítica, especialmente pela forma como se manteve fiel à proposta original.

“Não era para todos”

Em entrevista recente, o diretor Hideaki Itsuno comentou sobre a recepção mista do jogo e afirmou que já esperava esse tipo de reação.

“Eu não fiz um jogo da Nintendo criado para agradar a todos, mas para um determinado tipo de público. É normal que algumas pessoas fora desse público-alvo não gostem. No entanto, quem gostou realmente amou o jogo, apreciou os detalhes e o trabalho. Estou muito orgulhoso disso.”

A fala reflete a postura de Itsuno em relação ao design da franquia, que aposta em sistemas complexos e mecânicas pouco convencionais, priorizando profundidade em detrimento de acessibilidade.



Vendas abaixo das expectativas

Apesar do impacto inicial, Dragon’s Dogma 2 não manteve o mesmo ritmo comercial de outros grandes títulos da Capcom. Segundo dados oficiais, o RPG alcançou 3,8 milhões de unidades vendidas no mundo todo, sendo 3 milhões nos primeiros três meses após o lançamento. O desempenho mostra que o interesse caiu de forma significativa após o período inicial.

No ano passado, Hideaki Itsuno anunciou sua saída da Capcom para fundar a Lightspeed Studios Japan, em parceria com a Tencent. A decisão, segundo o criador, está ligada ao desejo de trabalhar com propriedades intelectuais inéditas, já que na Capcom o processo de criar novas IPs era “complicado” e mais restrito.

Seu primeiro projeto já está em desenvolvimento e, de acordo com o próprio Itsuno, será um jogo de ação original, sem seguir tendências atuais como os populares Soulslike.

O futuro pós-Capcom

Enquanto Dragon’s Dogma 2 segue como um título de nicho que conquistou parte do público, o movimento de Itsuno marca o início de uma nova fase criativa. Se por um lado o diretor não conseguiu expandir a franquia para além de sua base mais fiel, por outro ele agora tem liberdade total para criar experiências inéditas — algo que pode definir sua carreira nos próximos anos.

Fonte: VGC