CD Projekt RED aponta pandemia como fator do lançamento problemático de Cyberpunk 2077

CD Projekt RED aponta pandemia como fator do lançamento problemático de Cyberpunk 2077

Presidente de interação com a comunidade explica que ausência de eventos presenciais dificultou feedback direto e contribuiu para os problemas iniciais do jogo.


Quase cinco anos após o lançamento de Cyberpunk 2077, a CD Projekt RED voltou a comentar os desafios enfrentados durante a estreia do RPG em 2020. Conhecido por seu lançamento conturbado, especialmente nas versões de PS4 e Xbox One, o título sofreu com inúmeros bugs e falhas de desempenho que marcaram a estreia do aguardado jogo.

Em entrevista, Michal Platkow-Gilewski, presidente de interação com a comunidade da CD Projekt RED, apontou a pandemia de COVID-19 como um dos principais fatores que contribuíram para os problemas iniciais.

Ausência de eventos físicos

Segundo Platkow-Gilewski, a impossibilidade de realizar feiras, exposições e eventos presenciais, como a E3, limitou significativamente a capacidade da empresa de obter feedback direto de jogadores, jornalistas e influenciadores.

“Nos tivemos aquelas E3 incríveis em 2018 e 2019, mas depois veio a COVID e passamos a ser totalmente digitais. Nos apaixonamos pelos formatos digitais. Era muito fácil. Tínhamos nosso próprio estúdio, onde podíamos gravar tudo”, disse ele.

No entanto, Platkow-Gilewski admitiu que a ausência de interação presencial foi um ponto crítico:

“O único erro, ou algo que sentimos falta, foram os eventos físicos. Lugares e momentos em que poderíamos dialogar com a comunidade, com os jogadores, com influenciadores, com jornalistas… com todo mundo. Eventos são ótimos para criar expectativas e gerenciá-las, porque você consegue sentir o que as pessoas estão pensando. Quando você está no mundo online, isso é muito mais difícil.”



Phantom Liberty e a volta dos eventos

Aprendendo com a experiência, a CD Projekt RED incorporou novamente eventos físicos durante a promoção da expansão Cyberpunk: Phantom Liberty. A iniciativa, chamada Phantom Tour, levou o jogo para diversos países, incluindo o Brasil e o Japão, oferecendo aos jogadores e à imprensa a oportunidade de experimentar o título de forma direta em sessões em cinemas e estúdios.

“Criamos a Phantom Tour, onde nos encontramos com jornalistas, influenciadores, mas principalmente com jogadores. Apresentávamos o jogo para eles em um cinema, e depois eles tinham a chance de jogar”, comentou Platkow-Gilewski.

Disponibilidade atual

Hoje, Cyberpunk 2077 está disponível para PC, PS4, PS5, Switch 2, Xbox One e Xbox Series S|X, contando com atualizações, patches e expansões que melhoraram significativamente a experiência original.

A análise da CD Projekt RED reforça como a falta de interação presencial durante a pandemia impactou diretamente o lançamento de um dos jogos mais aguardados da década, e evidencia o esforço do estúdio em recuperar a confiança da comunidade com eventos, atualizações e conteúdo adicional.

Fonte: The Game Business