Mass Effect 5: Como o fracasso de The Veilguard pode impulsionar o futuro da franquia

Mass Effect 5: Como o fracasso de The Veilguard pode impulsionar o futuro da franquia

Nos últimos meses, ex-funcionários da BioWare têm revelado bastidores da série Dragon Age, criticando a EA pela falta de apoio a essa equipe, que, segundo eles, sempre esteve à sombra do time responsável por Mass Effect.

Relatos indicam que Dragon Age esteve diversas vezes à beira do cancelamento desde Origins, cenário agravado pelo desempenho comercial abaixo do esperado de Dragon Age: The Veilguard. Em entrevista, Mark Darrah, veterano da BioWare e um dos nomes centrais por trás da saga — sugeriu que a equipe de Mass Effect poderia transformar essa falha em vantagem estratégica.

Darrah, que chegou a retornar temporariamente ao estúdio para atuar como consultor em The Veilguard, afirmou que o time de Mass Effect deveria usar o caso como exemplo negativo em reuniões internas, garantindo mais tempo, recursos e liberdade criativa. Segundo ele, a EA “odeia mais do que qualquer coisa um fracasso” e, por isso, prometer evitar erros semelhantes pode abrir espaço para maior suporte da editora.

Eu encorajaria essa equipe a usar The Veilguard como bode expiatório o quanto for necessário para conseguir o que precisam, seja isso verdade ou não.”

-disse Darrah, destacando que essa postura poderia blindar o projeto de decisões apressadas.

Embora ainda não haja previsão para o anúncio oficial de Mass Effect 5, a orientação de Darrah sugere que a queda de uma franquia pode, paradoxalmente, pavimentar o caminho para o renascimento de outra.