Trilogia Dragon Age Remaster: divergências entre BioWare e Electronic Arts

Trilogia Dragon Age Remaster: divergências entre BioWare e Electronic Arts

O lançamento de Dragon Age: The Veilguard não trouxe o retorno esperado pela BioWare e pela Electronic Arts. Muitos fãs, ao revisitar o passado da franquia, apontam que gostariam de ver a mesma abordagem adotada nos títulos clássicos da série. Uma coletânea remasterizada poderia atender a esse desejo, mas, até agora, a ideia não saiu do papel.

Planos inspirados em Mass Effect

Em entrevista ao YouTuber MrMattyPlays, Mark Darrah — veterano da BioWare e ex-produtor executivo de Dragon Age — revelou que o estúdio discutiu internamente diversas vezes a possibilidade de lançar uma trilogia remasterizada com Dragon Age: Origins (2009), Dragon Age II (2011) e Dragon Age: Inquisition (2014).

A proposta seguia o modelo de Mass Effect: Legendary Edition, unificando os três jogos em uma edição modernizada, com melhorias técnicas e visuais. Darrah até mesmo apelidou o projeto de “Trilogia do Campeão”. Porém, segundo ele, todas as tentativas foram vetadas pela Electronic Arts.

Houve também conversas sobre um remake completo de Origins, mas a ideia nunca avançou.

Por que a EA recusou

Darrah explicou que a EA tende a evitar projetos de remasterização. No caso de Dragon Age, a situação era ainda mais complicada devido às diferenças técnicas entre os jogos.

Enquanto Mass Effect foi desenvolvido inteiramente na Unreal Engine, facilitando o trabalho de terceirização, Dragon Age: Origins utilizou o motor Eclipse, Dragon Age II foi criado no Lycium e Inquisition adotou o Frostbite. Essa diversidade de tecnologias tornaria a remasterização muito mais cara e complexa, especialmente para adaptar Origins ao PS5, Xbox Series X/S e PC moderno.

Segundo Darrah, o investimento necessário seria alto e a EA não demonstrou interesse em alocar recursos para isso. Ainda assim, ele defende que a trilogia deveria ser feita:

“Não acho que eles farão, mas acredito que deveriam. Lançar os três primeiros jogos remasterizados poderia abrir novas possibilidades para o futuro da franquia.”

Prioridade no novo Mass Effect

Atualmente, a BioWare concentra seus esforços em Mass Effect 5. Após a recepção morna de The Veilguard, que segundo analistas ficou abaixo das expectativas, não existem indícios de novos projetos ligados ao universo Dragon Age.

Apesar da forte demanda da comunidade e do sucesso de coletâneas semelhantes, como Mass Effect: Legendary Edition, a remasterização da trilogia original de Dragon Age parece, por enquanto, apenas um sonho distante.