Silent Hill f mistura terror psicológico e mecânicas soulslike — mas sistema de resistência divide opiniões

Silent Hill f mistura terror psicológico e mecânicas soulslike — mas sistema de resistência divide opiniões

Silent Hill f mal mostrou as garras e já está deixando impressões marcantes — e controversas. Membros da imprensa tiveram acesso antecipado ao aguardado jogo de terror da NeoBards, e, enquanto os puzzles e o estado mental da protagonista Shimizu Hinako chamaram atenção positiva, foi o sistema de combate que causou burburinho, principalmente entre os que enfrentaram a morte repetidamente.

Um combate que exige cautela… talvez até demais

Segundo Marcus Stewart, da Game Informer, o jogo incorpora um sistema de resistência (stamina) que lembra os clássicos do gênero Souls. Cada ataque, esquiva ou ação consome essa barra vital, o que exige uma abordagem estratégica. O problema? A regeneração da resistência demora cerca de um segundo e meio para começar — tempo suficiente para ser massacrado por inimigos mais rápidos.

Stewart relata que morreu diversas vezes por não conseguir se reposicionar após algumas esquivas consecutivas. A protagonista simplesmente ficava sem energia para correr ou reagir, tornando-se presa fácil. A frustração atingiu o ápice em uma luta contra um chefe gigantesco, que ele descreveu como um “verdadeiro pesadelo em estilo Souls”, agravado pelo sistema de stamina limitado.

Chefão que some, stamina que não volta e imprensa no limite

A batalha exigia esquivas constantes, enquanto o inimigo desaparecia e reaparecia em diferentes pontos do cenário — forçando o jogador a perseguir a criatura num ritmo desgastante. Stewart levou cerca de uma hora para vencer o confronto e revelou que não foi o único jornalista a se frustrar com o desafio. Outros colegas também enfrentaram dificuldades com o mesmo chefe e expressaram preocupação com o sistema de resistência.

A expectativa agora é que o estúdio NeoBards ouça o feedback da imprensa e ajuste as mecânicas antes do lançamento.

Apesar das críticas, há quem veja potencial nas batalhas mais cadenciadas, que podem gerar momentos intensos e estratégicos. Mas a lentidão na regeneração de resistência somada ao ritmo implacável dos inimigos — ameaça transformar a tensão do horror em pura frustração.

Silent Hill f será lançado em 25 de setembro de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Fonte: Game Informer