A Sucker Punch se prepara para lançar Ghost of Yotei, novo capítulo da franquia que sucede o aclamado Ghost of Tsushima. Com lançamento marcado para 2 de outubro no PlayStation 5, o título chega reformulando uma das mecânicas centrais do jogo anterior: o sistema de posturas, que agora dá lugar a uma abordagem focada em diversidade de armas brancas.
Cinco armas, múltiplos estilos
Desta vez, os jogadores poderão escolher entre cinco tipos diferentes de armamentos corpo a corpo: Katana, Lança, Kusarigama, Espadas Duplas e Odachi. Cada uma oferece uma experiência distinta de combate, com estilos únicos e habilidades específicas que incentivam estratégias variadas durante os confrontos. Ao contrário do sistema anterior, que exigia a troca constante de postura para lidar com tipos específicos de inimigos, Ghost of Yotei não impõe limitações ou obrigações. Segundo o diretor Nate Fox, o jogo foi projetado para respeitar a escolha do jogador — inclusive se ele quiser terminar toda a campanha usando apenas a katana tradicional.
“Vamos encarar os fatos: às vezes as pessoas querem jogar do jeito que as faz se sentirem mais legais, e o jogo não vai te prejudicar se você fizer isso. Se você quiser jogar com duas espadas, uma em cada mão, só porque parece legal, você pode zerar o jogo inteiro desse jeito. Está tudo bem”, afirmou o diretor.
Liberdade sem abrir mão da eficiência
Embora o foco esteja na liberdade de escolha, Fox ressalta que alternar entre as armas será a forma mais eficiente de enfrentar os desafios, já que cada equipamento terá vantagens em situações específicas. Por exemplo, a lança poderá ser usada para empurrar inimigos, ideal para confrontos em locais estreitos ou perto de penhascos, criando possibilidades táticas que vão além da simples troca de posturas.
“Funciona de forma semelhante às posturas, mas cada uma dessas armas possui habilidades extras para dar mais opções ao jogador”, explica o diretor.
Com ambientação ainda não detalhada por completo, Ghost of Yotei parece seguir o mesmo DNA estilístico de seu antecessor: um mundo aberto inspirado na estética e filosofia do Japão feudal, com ênfase em combate fluido, exploração e narrativa cinematográfica. Embora ainda não se saiba se o jogo trará uma nova história independente ou uma continuação direta do legado de Jin Sakai, as mudanças no sistema de combate apontam para um esforço da Sucker Punch em evoluir a fórmula sem romper com o que tornou o primeiro título um sucesso.
Pré-venda já disponível
Ghost of Yotei chega exclusivamente ao PlayStation 5 em 2 de outubro de 2025. A pré-venda física já está disponível em grandes varejistas, com destaque para a Amazon, onde o preço é inferior ao da versão digital na PSN. Ainda não há confirmação sobre uma eventual edição para PC no futuro. Para os fãs de combate samurai estilizado, Ghost of Yotei promete ser uma experiência mais flexível, personalizada e brutalmente eficaz.
Fonte: IGN