Enquanto avança com o aguardado The Witcher 4 e dá os primeiros passos em um novo jogo da franquia Cyberpunk, a CD Projekt RED já trabalha em um terceiro projeto ambicioso: o Projeto Hadar, uma IP totalmente original, com universo próprio e narrativa inédita criada do zero pela equipe do estúdio polonês. A revelação foi discretamente reforçada por meio de uma nova vaga de emprego publicada pela empresa, que fornece indícios importantes sobre a natureza do jogo.
Segundo a descrição da vaga para Designer Sênior de Gameplay, o estúdio busca um profissional com “experiência em RPGs de ação com combate focado em corpo a corpo” — o que sugere fortemente que Hadar será um RPG de ação com foco em lutas próximas e mecânicas físicas intensas.
Um novo mundo, fora dos universos de The Witcher e Cyberpunk
De acordo com a própria CD Projekt, Hadar marca o início de uma nova jornada criativa. Trata-se da primeira IP original da desenvolvedora, criada internamente e independente dos mundos licenciados como o de The Witcher.
“Na CD PROJEKT RED, construímos nossa reputação com mundos ricos e narrativas envolventes, das épicas histórias de The Witcher ao futuro distópico de Cyberpunk 2077. Agora, estamos iniciando uma nova jornada: criar uma IP completamente inédita, o Projeto Hadar. Ele é moldado pela mesma paixão, qualidade e visão que definem tudo o que fazemos”, diz um trecho da vaga.
Outro ponto relevante é a adoção da Unreal Engine 5 como base tecnológica — a mesma usada no novo The Witcher. Isso sinaliza que o estúdio está abandonando sua engine proprietária REDengine para seguir com uma estrutura mais versátil e moderna, capaz de lidar com mundos abertos de última geração com mais estabilidade e eficiência.
Hadar ainda levará tempo para sair do papel
Embora o Projeto Hadar esteja em andamento, a CD Projekt já deixou claro que o título ainda se encontra em fase inicial de pré-produção. O foco atual do estúdio está majoritariamente em The Witcher 4, que já mobiliza uma equipe de centenas de desenvolvedores. O novo jogo da franquia Cyberpunk, por sua vez, será desenvolvido depois disso e não deve chegar antes de 2030, segundo previsões internas do estúdio. Com isso, é possível que Hadar também demore vários anos até se tornar algo concreto ou jogável.
Ainda assim, o projeto representa um marco importante para a CD Projekt, que busca se reinventar e diversificar seu portfólio com propriedades intelectuais originais, sem depender exclusivamente de marcas consagradas. Em um mercado cada vez mais competitivo e saturado de franquias, Hadar pode ser o passo necessário para o estúdio consolidar sua independência criativa.
Fonte: CD Projekt