Keiichiro Toyama, um dos nomes mais icônicos do terror nos games, confirmou que seu estúdio independente, o Bokeh Game Studio, já está trabalhando em um novo projeto. Após o lançamento de Slitterhead em novembro de 2024, o criador de Silent Hill afirma que o próximo jogo não será uma sequência — e talvez nem mesmo um título de horror.
Slitterhead: ambição autoral, recepção morna
Em entrevista à revista Famitsu (via Automaton), Toyama reconheceu que Slitterhead teve uma recepção abaixo do esperado em termos de vendas e popularidade, embora tenha conquistado um nicho de fãs e se tornado um “cult favorite”. Segundo ele, parte da confusão veio do fato de que o jogo misturava ação e horror sem deixar claro qual gênero predominava.
Apesar disso, o veterano de 55 anos defende que o objetivo de Slitterhead era mostrar a identidade criativa da Bokeh, livre das limitações de grandes estúdios AAA:
“Queríamos expressar quem somos como estúdio, mesmo que isso não agradasse a todos.”
-disse Toyama.
Novo jogo a caminho — e não é terror?
Toyama confirmou que o novo jogo já está em desenvolvimento, mas tratou de afastar expectativas de que se trate de Slitterhead 2. O foco, segundo ele, é explorar novos gêneros e abrir espaço para ideias vindas de talentos mais jovens do estúdio.
“Ainda não posso compartilhar detalhes, mas o projeto já começou. Sempre quis que a Bokeh fosse um espaço para experimentar coisas diferentes — inclusive jogos mais leves.”
-explicou.
Ele também destacou a importância de preparar o estúdio para o futuro, deixando claro que pretende passar o bastão para a próxima geração em algum momento:
“Não sei por quanto tempo poderei continuar, mas quero garantir que o estúdio siga firme quando chegar a hora.”
Enquanto isso, o retorno de Silent Hill
Mesmo fora da Konami, o legado de Toyama continua vivo. A empresa anunciou recentemente que está trabalhando em um remake do primeiro Silent Hill — o clássico dirigido por Toyama em 1999. O projeto está nas mãos da Bloober Team, mesma responsável pelo remake de Silent Hill 2, mas ainda não há detalhes sobre a abordagem ou data de lançamento.