Mesmo com o lançamento recente de Days Gone Remastered, a Bend Studio — conhecida também pela clássica série Syphon Filter — não lança um jogo inédito há seis anos. Agora, novos indícios apontam que o estúdio está passando por uma fase delicada, marcada por projetos descartados e cortes de pessoal.
Projetos cancelados antes mesmo de serem anunciados
De acordo com o Tech4Gamers, o perfil de Jacob Fieth no LinkedIn — designer de jogos da Bend desde 2019 — revela que ele trabalhou em “vários projetos cancelados ou não anunciados”. Embora não detalhe quais eram esses projetos, Fieth menciona tarefas ligadas à criação de eventos de mundo aberto, sistemas de quebra-cabeças, layouts 2D e 3D de pontos de interesse, cenas animadas e movimentação do jogador.
Esses projetos teriam sido descartados antes mesmo de virem a público, o que reforça os rumores sobre instabilidade interna no estúdio.
Fim do projeto multiplayer e cortes na equipe
Nos últimos anos, a Bend vinha trabalhando em um jogo de live service — parte da ambiciosa iniciativa da Sony de lançar até 12 títulos desse tipo até 2026. No entanto, após a recepção morna de Concord, a estratégia da empresa foi revista e vários jogos foram cortados. Entre eles, o projeto da Bend.
O resultado? Segundo Jason Schreier, da Bloomberg, cerca de 30% da equipe foi demitida, totalizando aproximadamente 40 pessoas. Alguns ex-funcionários se manifestaram nas redes sociais, confirmando os cortes.
Kevin McAllister, gerente de comunidade e produto de Days Gone Remastered, comentou o momento difícil:
“É um dia triste na Bend. Eu amo este estúdio. É difícil expressar em palavras quando algo assim acontece com a sua equipe. Hoje nos despedimos de alguns membros incrivelmente talentosos, enquanto seguimos rumo ao nosso próximo projeto.”
E o futuro da Bend Studio?
Apesar dos baques, McAllister afirmou no início do ano que o estúdio ainda tem planos para projetos interessantes. No entanto, não há qualquer confirmação do que está por vir — nem se a Sony dará sinal verde para as próximas ideias.
Diante do histórico recente de cancelamentos e incertezas, a pergunta que fica é: a Sony ainda confia no potencial criativo da Bend ou o estúdio corre o risco de ser gradualmente deixado de lado?