Ken Levine reafirma compromisso com experiência single player em novo projeto Judas

Ken Levine reafirma compromisso com experiência single player em novo projeto Judas

Ken Levine, renomado criador da franquia BioShock e fundador da Ghost Story Games, revelou detalhes importantes sobre seu próximo projeto, Judas. Em entrevista recente, Levine destacou que o título seguirá o modelo tradicional de jogos single player: o jogador compra o jogo e recebe a experiência completa, sem elementos de monetização adicionais ou componentes online.

Judas será um jogo à moda antiga

Segundo Levine, Judas será uma experiência puramente focada na narrativa e no entretenimento do jogador.

“Eu cresci jogando jogos single player, numa época em que certos tipos de monetização nem existiam. Judas é um jogo bem à moda antiga. Você compra o jogo e recebe tudo. Não tem componente online, não tem live service, porque tudo o que a gente faz é para contar a história e transportar o jogador para algum lugar”, afirmou o desenvolvedor.

O criador ressaltou ainda que, embora compreenda as razões comerciais por trás dos jogos com microtransações e serviços online, sua equipe tem a sorte de poder trabalhar em um projeto que não exige esse tipo de monetização.

“Eu gosto de fazer os jogos que eu mesmo gostaria de jogar, e o tipo de jogo que eu quero jogar é assim: quero ter uma experiência com um jogo, e que esse jogo seja só isso. Tudo o que ele quer fazer é me entreter, entende? Sem segundas intenções.”

Reflexões sobre a indústria e o mercado atual

Levine comentou que a indústria de games vive um momento desafiador, no qual muitas empresas buscam alternativas para financiar os altos custos de produção. No entanto, ele destaca que jogos single player tradicionais continuam sendo valorizados pelo público e citou exemplos recentes como Baldur’s Gate, Kingdom Come Deliverance, Clair Obscur, Cyberpunk e The Witcher — todos títulos focados em narrativa sem depender de microtransações.

“Minha esperança é que, apesar da indústria ter decidido apostar em outros modelos, os jogos que realmente se destacaram nos últimos anos são single player tradicionais. E acho que o público recompensou esses jogos, principalmente no espaço AAA”, completou Levine.

Embora a data de lançamento ainda seja desconhecida, sabe-se que Judas será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S|X, e terá uma proposta de jogo similar ao estilo de BioShock, com ênfase em narrativa imersiva e ambientação envolvente.