A Romero Games quebrou o silêncio neste fim de semana após rumores sobre seu suposto encerramento. Em comunicado oficial, o estúdio liderado por John Romero, co-criador de Doom, confirmou que teve um projeto cancelado por falta de financiamento, mas negou categoricamente que tenha encerrado suas atividades.
“A Romero Games não está fechada, e estamos fazendo tudo ao nosso alcance para garantir que isso não aconteça. Qualquer sugestão em contrário é incorreta”, afirmou o estúdio.
Financiamento cortado — e suspeitas sobre a Microsoft
O projeto em questão, ainda não revelado ao público, foi cancelado após a editora responsável ter retirado o apoio financeiro. Embora o estúdio tenha evitado nomear a empresa, citou “acordos de confidencialidade” que impedem uma confirmação oficial. No entanto, deixou implícito que a identidade já é de conhecimento público:
“Algumas pessoas podem deduzi-la a partir de informações públicas”, disse a Romero Games — reforçando as especulações de que a Microsoft seria a publisher envolvida.
A possível relação com a Microsoft ganha força diante do contexto atual. A gigante americana enfrenta uma forte reestruturação interna, com demissões em massa, cancelamentos de jogos e o fechamento de estúdios nos últimos meses. O caso da Romero Games seria mais um reflexo das medidas adotadas pela divisão Xbox para conter custos após a aquisição da Activision Blizzard.
Projeto cancelado pode ganhar nova chance
Apesar do cancelamento, o estúdio diz estar avaliando propostas de outras editoras interessadas em financiar o jogo interrompido. A equipe também afirmou estar trabalhando para reorganizar o time e dar continuidade às atividades do estúdio, reforçando que a Romero Games permanece ativa.
A empresa promete novas atualizações “em breve”, mantendo viva a possibilidade de que seu projeto — um FPS desenvolvido na Unreal Engine 5 — ainda possa ver a luz do dia por meio de outro parceiro comercial.