Dave the Diver: Indicação a Melhor Indie gerou controvérsia — diretor comenta o caso

Dave the Diver: Indicação a Melhor Indie gerou controvérsia — diretor comenta o caso

Um dos grandes sucessos inesperados de 2023, Dave the Diver conquistou o público com sua proposta criativa, personagens carismáticos e uma jogabilidade tão variada quanto viciante. Desenvolvido pela MintRocket, o game chamou atenção nas premiações — e também gerou um belo debate quando foi indicado ao prêmio de Melhor Jogo Indie no The Game Awards do ano passado.

Na ocasião, a indicação dividiu opiniões. Muitos jogadores questionaram a legitimidade do título concorrer como “independente”, já que a MintRocket é uma subsidiária da gigante sul-coreana Nexon, uma publisher multibilionária que não se encaixa no perfil tradicional dos estúdios indie.

Em entrevista ao site japonês 4Gamer.net (via VGC), o diretor do jogo, Jaeho Hwang, comentou a polêmica e foi direto: ele próprio não considera Dave the Diver um jogo independente.

“Desde o início, o jogo foi desenvolvido dentro da Nexon, então não dá pra dizer que é realmente indie. A MintRocket foi criada justamente para explorar ideias menores e menos arriscadas, enquanto outros times da Nexon seguem focados em jogos como serviço.”

-explicou Hwang.

Segundo o diretor, o visual estilizado e a escala mais modesta de produção contribuíram para que o público percebesse o jogo como um indie, mesmo sem que essa fosse a intenção da equipe.

“Por algum motivo, o jogo acabou sendo indicado na categoria de indie, e as pessoas ficaram confusas: ‘Mas esse jogo é da Nexon?’. E o mais curioso é que a gente nem se inscreveu para isso.”

-comentou ele, em tom bem-humorado.

DLC “In the Jungle” fica para 2026

Durante o The Game Awards 2024, a MintRocket revelou o primeiro conteúdo adicional de peso para Dave the Diver: o DLC “In the Jungle”, que levará os mergulhadores a um novo ambiente selvagem. Inicialmente previsto para 2025, o estúdio anunciou que o lançamento foi adiado para 2026.

A equipe justificou o adiamento como uma forma de aprimorar o conteúdo e entregar uma experiência mais robusta do que o planejado originalmente. Eles também responderam às críticas recentes sobre DLCs por tempo limitado — e, como resultado, o conteúdo temático de Godzilla, que havia sido removido, voltou a ficar disponível gratuitamente na PlayStation Store.