OD de Hideo Kojima segue em desenvolvimento no Xbox; Contraband também continua nos planos da Microsoft

OD de Hideo Kojima segue em desenvolvimento no Xbox; Contraband também continua nos planos da Microsoft

Mesmo com a série de demissões em massa e cancelamentos de projetos que atingem a divisão Xbox, o ambicioso OD, novo título de Hideo Kojima, segue em desenvolvimento ativo pela Kojima Productions em parceria com a Microsoft. A informação foi confirmada em nova reportagem do Windows Central, assinada pelo jornalista Jez Corden.

OD está seguro, apesar da instabilidade no Xbox

Anunciado durante o The Game Awards 2023, OD é descrito como um jogo de terror experimental, e marca a primeira colaboração direta entre Kojima e a Xbox Game Studios. Desde sua revelação, poucos detalhes foram compartilhados, o que alimentou especulações sobre um possível engavetamento do projeto — especialmente após a onda de cortes recentes em estúdios como The Initiative, Rare, Turn 10 e Undead Labs.

No entanto, Corden apurou que o diretor da Kojima Productions responsável por OD não foi afetado pelas demissões, refutando rumores que indicavam o contrário. “Esse não é o caso, pelo menos por enquanto”, afirmou uma fonte próxima ao projeto.

Contraband também continua nos planos

Outro jogo que voltou ao radar foi Contraband, projeto da Avalanche Studios (conhecida por Just Cause), em parceria com a Xbox. O jogo, descrito como um co-op de assaltos em mundo aberto, teve seu trailer oficial removido do canal do Xbox, levantando suspeitas sobre um possível cancelamento.

Segundo o Windows Central, a remoção do vídeo pode estar relacionada apenas à expiração de licença da música usada no trailer — e não ao encerramento do projeto. Internamente, o jogo continua listado como parte do portfólio de futuros lançamentos da marca.

Xbox sob pressão, mas projetos seguem vivos

A confirmação de que OD e Contraband seguem em produção traz algum alívio em meio ao cenário turbulento na divisão de jogos da Microsoft. Recentemente, a empresa demitiu cerca de 9.000 funcionários e cancelou projetos importantes, incluindo Perfect Dark e Everwild, além de encerrar estúdios como a The Initiative.

Ainda assim, com mais de 40 jogos em desenvolvimento, segundo Matt Booty, a Microsoft pretende reorganizar seu portfólio, mantendo o foco em franquias com maior potencial comercial e em parcerias estratégicas — como a que mantém com Hideo Kojima. Atualizações sobre OD e Contraband são esperadas nos próximos meses, à medida que a Xbox se esforça para manter a confiança da comunidade e sustentar seu calendário de lançamentos futuros.

Fonte: Insider Gaming