Menos da metade das 9 mil demissões na Microsoft atingiram a divisão de jogos Xbox

Menos da metade das 9 mil demissões na Microsoft atingiram a divisão de jogos Xbox

A Microsoft confirmou oficialmente uma nova rodada de demissões que atinge diferentes setores da companhia, incluindo a divisão de jogos. Ao todo, cerca de 9 mil funcionários foram desligados, o que representa aproximadamente 4% da força de trabalho global da empresa. Apesar do impacto generalizado, a divisão Xbox teria sido proporcionalmente menos afetada pelos cortes — embora o encerramento de estúdios e o cancelamento de títulos relevantes tenham deixado marcas profundas.

Menos da metade das demissões vieram da área de jogos

Segundo apuração do jornalista Stephen Totilo, do GameFile, a Microsoft informou que menos da metade dos cortes anunciados atingiu a divisão de games, o que incluiria equipes como Xbox Game Studios, ZeniMax, Activision Blizzard e Bethesda. A companhia, no entanto, não revelou números exatos.

Ainda assim, os efeitos têm sido severos e altamente simbólicos para a divisão de entretenimento digital da Microsoft. Estúdios históricos e projetos aguardados foram diretamente atingidos pela reestruturação.

Fechamentos e cancelamentos confirmados

Dois dos maiores impactos da nova leva de demissões foram o cancelamento oficial de Perfect Dark e Everwild e o fechamento do estúdio The Initiative, que vinha liderando o reboot de Perfect Dark desde sua fundação. Mesmo após anos de desenvolvimento e parcerias com a Crystal Dynamics, o projeto não resistiu à nova estratégia da Microsoft Gaming.

Além disso, Everwild, que estava sob responsabilidade da Rare, também foi cancelado. A Rare, por sua vez, continua operando, mantendo o suporte a Sea of Thieves, mas agora enfrenta um cenário de incertezas após perder figuras históricas como Gregg Mayles e Louise O’Connor, que deixaram o estúdio.

Cortes atingem Call of Duty, Forza e outros estúdios

Estúdios de suporte à franquia Call of Duty, como a Raven Software e a Sledgehammer Games, também foram impactados. Embora os detalhes sobre o número de funcionários afetados nesses casos não tenham sido revelados, os relatos indicam reorganizações internas e possível redirecionamento de recursos dentro das equipes.

Na Turn 10 Studios, responsável por Forza Motorsport, os cortes foram ainda mais severos. De acordo com o jornalista Jason Schreier (Bloomberg), quase 50% da equipe do estúdio foi demitida, levantando preocupações sobre o futuro da franquia de corrida.

Histórico recente de demissões e reestruturações

A atual onda de cortes se soma a um histórico recente de reestruturações na Microsoft. Em janeiro de 2024, pouco após a conclusão da aquisição da Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, 1.900 funcionários foram desligados. Já em maio de 2025, outros 6 mil profissionais — cerca de 3% do quadro — também perderam seus empregos.

Esses números consolidam um período de forte revisão estratégica da Microsoft, que busca reduzir custos operacionais, priorizar projetos com maior retorno potencial e focar em grandes franquias e tecnologias emergentes, como inteligência artificial e aprendizado de máquina em games.

Cenário incerto para o futuro do Xbox

Apesar de a Microsoft garantir que sua estratégia de jogos permanece firme, com mais de 40 títulos em desenvolvimento ativo, a atual onda de cortes lança dúvidas sobre o futuro de diversos estúdios e projetos. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre possíveis novos cancelamentos ou redirecionamentos de investimento, mas fontes próximas ao setor indicam que novas mudanças ainda podem ocorrer ao longo de 2025.