Nintendo aumenta o preço do Switch 1 no Canadá mesmo após lançamento do Switch 2

Nintendo aumenta o preço do Switch 1 no Canadá mesmo após lançamento do Switch 2

Enquanto o Nintendo Switch 2 quebra recordes de vendas e já ultrapassa a marca de 5 milhões de unidades comercializadas globalmente, a empresa japonesa surpreendeu ao anunciar um aumento de preços para a linha original do Nintendo Switch no Canadá — incluindo os modelos padrão, OLED e Lite.

Reajuste atinge consoles, jogos, acessórios e até amiibos

Em comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (30), a Nintendo explicou que os reajustes se devem a “condições de mercado”, sem detalhar quais fatores específicos influenciaram a decisão. A mudança afeta não apenas os consoles, mas também jogos físicos e digitais, acessórios e até mesmo produtos temáticos como os amiibos.

A assinatura do serviço Nintendo Switch Online também será impactada, com aumento nos planos canadenses já nos próximos ciclos de cobrança.

“Os preços da linha original de consoles e produtos Nintendo Switch no Canadá serão ajustados com base nas condições do mercado”, diz o comunicado oficial.

A Nintendo deixou claro que o novo Switch 2 e seus acessórios seguem com os preços inalterados. A decisão de reajustar apenas os modelos da geração anterior pegou muitos consumidores de surpresa, especialmente considerando que o Switch 1 está em reta final de ciclo.

Alerta para outros mercados

O anúncio gerou preocupações entre jogadores de outras regiões — incluindo o Brasil — sobre um possível efeito cascata. O país já foi afetado por aumentos recentes em serviços e jogos da PlayStation Store, e uma movimentação semelhante por parte da Nintendo não está descartada, principalmente diante da instabilidade cambial e dos custos de importação.

Por enquanto, o reajuste é exclusivo do mercado canadense, mas a situação está sendo monitorada de perto por analistas e consumidores internacionais.

Fonte: Newswire