A Sony está preparando uma importante atualização visual para o PlayStation 5 Pro, prevista para ser lançada em 2026. A confirmação veio do próprio Mark Cerny, arquiteto-chefe dos consoles da PlayStation, durante entrevista ao site Tom’s Guide. O aprimoramento está diretamente ligado ao avanço da tecnologia PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), que será impulsionada pela estreita colaboração da Sony com a AMD por meio do chamado Project Amethyst.
Segundo Cerny, essa reformulação representará um salto significativo na qualidade visual dos jogos no console e será incorporada como um dos recursos-chave do PS5 Pro, oferecendo desempenho gráfico superior e maior eficiência no uso de recursos computacionais.
O que é o PSSR e como ele transforma a resolução dos jogos
O PSSR é a resposta da Sony ao DLSS da Nvidia e ao FSR da própria AMD: uma tecnologia de upscaling inteligente que permite renderizar jogos em resoluções mais baixas e, por meio de algoritmos de reconstrução de imagem, exibi-los em qualidade superior, como se estivessem rodando nativamente em 4K ou até 8K. O grande diferencial do PSSR é o foco em desempenho em tempo real, sem comprometer a fidelidade visual — algo essencial nos consoles.
Essa solução libera poder de processamento para outras tarefas gráficas ou físicas, permitindo que desenvolvedores invistam mais em efeitos visuais complexos, iluminação, simulações e inteligência artificial, enquanto o PSSR cuida da resolução final da imagem.
Colaboração com a AMD acelerou o desenvolvimento
A melhoria do PSSR é fruto direto do Project Amethyst, uma iniciativa conjunta entre Sony e AMD voltada ao desenvolvimento de novas tecnologias gráficas para o futuro do entretenimento interativo. Segundo Cerny, a colaboração permitiu a criação de um novo algoritmo de upscaling em apenas nove meses, algo que ele descreveu como surpreendentemente rápido.
“O algoritmo que eles criaram pode ser implementado em hardware da geração atual”, explicou Cerny. “Portanto, o algoritmo desenvolvido em conjunto já foi lançado pela AMD como parte do FSR 4 para PC. E estamos em processo de implementação no PS5, e ele será lançado no ano que vem no PS5 Pro.”
Embora o PSSR e o FSR 4 sejam tecnologias distintas, Cerny garante que a versão do PS5 Pro será completa e equivalente em qualidade.
“Não é uma versão reduzida do algoritmo. É a versão completa da super-resolução desenvolvida em conjunto que lançaremos no PS5 Pro.”
Foco na acessibilidade para desenvolvedores
Além da qualidade técnica, outro aspecto importante da nova versão do PSSR será a facilidade de integração por parte dos estúdios. Cerny ressaltou que o sistema foi projetado como um substituto instantâneo, ou seja, com fácil aplicação nas engines gráficas atuais, permitindo que os desenvolvedores implementem a tecnologia de forma prática, sem alterar profundamente seus pipelines de produção.
Essa abordagem reflete a filosofia adotada pela Sony com o PS5 Pro: entregar avanços visuais tangíveis, mas com um processo de adoção amigável para os criadores de conteúdo.
Expectativas para o PS5 Pro e além
Com previsão de lançamento em 2025, o PlayStation 5 Pro deve estrear com especificações aprimoradas de GPU, maior largura de banda de memória e suporte nativo a tecnologias de reconstrução gráfica como o novo PSSR. A chegada da “versão completa” da super-resolução em 2026 reforça a ideia de que o console receberá atualizações contínuas em seu ciclo, evoluindo não apenas em hardware, mas também em software de base.
Esse movimento também antecipa os passos da Sony rumo à próxima geração. O Project Amethyst, revelado publicamente por Cerny e pelo vice-presidente da AMD, Jack Huynh, deverá ser um dos pilares tecnológicos do futuro PlayStation 6, com foco crescente em inteligência artificial aplicada à imagem, aprendizado de máquina e renderização neural. Com isso, a Sony reforça seu compromisso com a inovação visual nos games, preparando terreno para o que promete ser uma nova era de experiências gráficas no console.
Fonte: Push Square