A Microsoft oficializou, nesta quarta-feira, o cancelamento do desenvolvimento de Perfect Dark, reboot que vinha sendo produzido há anos pelo estúdio The Initiative. A confirmação veio acompanhada do anúncio do encerramento das atividades do próprio estúdio, em mais um capítulo da ampla reestruturação interna que vem impactando severamente a divisão Xbox.
O comunicado foi feito por Matt Booty, presidente da Xbox Game Studios, após a mensagem inicial de Phil Spencer que detalhava o novo direcionamento estratégico da empresa. Segundo Booty, além de Perfect Dark, o título Everwild, da Rare, e diversos outros projetos ainda não anunciados também foram oficialmente cancelados.
Mudança de rota em um cenário “em constante transformação”
“Tomamos a decisão de encerrar o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, além de finalizar vários projetos não anunciados em nosso portfólio”, afirmou Booty. “Como parte disso, estamos encerrando as atividades de um de nossos estúdios, a The Initiative.”
A decisão marca o fim de um projeto que, embora anunciado em 2020 como uma aposta promissora da Microsoft para competir no mercado de jogos de ação em primeira pessoa, passou por uma produção conturbada, com trocas de liderança e relatos de dificuldades criativas. A The Initiative havia sido fundada em 2018 como um “estúdio de elite” na Califórnia, reunindo veteranos da indústria com a missão de criar experiências ambiciosas — que agora não chegarão ao público.
Portfólio reestruturado, mas estratégia mantida
Apesar dos cancelamentos e do fechamento de estúdios, a Microsoft reforçou que sua estratégia principal de portfólio permanece inalterada. Segundo Booty, a prioridade é “criar jogos que empolguem os jogadores”, expandindo as maiores franquias da empresa e investindo no desenvolvimento de novas propriedades intelectuais.
De acordo com ele, mais de 40 projetos seguem em desenvolvimento ativo, com uma linha de lançamentos programada para o segundo semestre de 2025 e um calendário robusto até 2026.
Repercussões internas e apoio aos afetados
Em resposta às demissões causadas pelos cortes, a Microsoft declarou que está trabalhando com os setores de Recursos Humanos para oferecer indenizações, suporte na transição de carreira e a possibilidade de realocação de funcionários em outras equipes da divisão Xbox.
“A todos dos nossos estúdios: muito obrigado. Sua criatividade e resiliência continuam definindo quem somos”, finalizou Booty. “Acredito na força das nossas equipes e na direção que estamos tomando para o futuro.”
Mais um golpe em uma sequência de cortes históricos
O cancelamento de Perfect Dark e o fim da The Initiative somam-se a uma sequência crítica de cortes na Microsoft Gaming. Desde o início de 2024, estúdios como Tango Gameworks, Arkane Austin, ZeniMax Online, Raven Software, Sledgehammer Games, Turn 10 Studios e a própria Rare foram atingidos por demissões, evidenciando uma reorganização de grande escala que afeta diretamente o futuro da marca Xbox.
A reportagem seguirá acompanhando os desdobramentos dessa reestruturação nos próximos dias.