Hideo Kojima é famoso por seu estilo narrativo cinematográfico, suas tramas complexas e mecânicas de jogo nada convencionais. Mas há outro elemento que o tornou uma lenda na indústria: seu gosto por referências peculiares, quebras da quarta parede e easter eggs inusitados. E Death Stranding 2 não foge à regra.
Desta vez, no entanto, até mesmo sua equipe pareceu achar que ele foi longe demais. Em entrevista recente, Kojima revelou que algumas das referências mais excêntricas do jogo precisaram ser implementadas por ele mesmo — já que ninguém da equipe quis assumir a tarefa. Especialmente quando os easter eggs envolviam… ele próprio.
Quando o próprio Kojima é o motivo do constrangimento
Assim como no primeiro Death Stranding, a sequência está recheada de participações especiais de figuras conhecidas. Entre os rostos reconhecíveis estão o cineasta Mamoru Oshii (Ghost in the Shell), o ator Ma Dong-seok (Invasão Zumbi, Eternos), além da popular VTuber Usada Pekora, da Hololive, que aparece como uma personagem prepper.
Mas Death Stranding 2 também traz uma enxurrada de referências aos trabalhos anteriores do diretor — e a ele mesmo. Em conversa com a GameSpark (via Automaton), Kojima explicou com bom humor que precisou cuidar pessoalmente dessas adições autorreferenciais.
“Fui eu quem colocou tudo isso no jogo. Quando pedi à equipe para adicionar certas coisas, eles fingiram que não estavam entendendo (risos). Algumas referências são tão sutis que só vão ser notadas na segunda ou terceira vez que alguém jogar. Eu fiz isso para quem gosta de explorar e teorizar.”
Apesar do tom leve, ele deixou um aviso curioso: alguns dos elementos escondidos são tão inusitados que podem gerar certo constrangimento em quem os encontrar.
Um mistério no céu: Kojima dá pista de easter egg
Entre os segredos que ainda devem levar um bom tempo para serem totalmente desvendados pelos jogadores, um em especial foi citado por Kojima na entrevista:
“Durante a noite, se você estiver em uma fonte termal e olhar para o céu, poderá ver um fenômeno celeste muito bonito. Se der zoom, várias coisas surgem. Recomendo experimentar. Pode assustar algumas pessoas (risos).”
Sucesso consolidado no lançamento
Death Stranding 2 chegou exclusivamente ao PlayStation 5 no último dia 26 de junho de 2025, e já é considerado um sucesso pela crítica. A sequência conseguiu expandir os elementos que fizeram o primeiro jogo ser aclamado, ao mesmo tempo em que mantém a assinatura criativa única de Kojima.
No Metacritic, o jogo conquistou 90 pontos, sendo recomendado como um título essencial. Com essa recepção calorosa e seus segredos ainda por descobrir, Death Stranding 2 promete render discussões, teorias e muitos momentos desconcertantes — do jeito que só Kojima sabe fazer.