No dia 24 de abril de 2025, a indústria de games presenciou o lançamento de Clair Obscur: Expedition 33, primeiro projeto de um estúdio independente que, em poucos dias, conquistou uma legião de fãs e se tornou um fenômeno de vendas. Com combate baseado em turnos, o jogo surpreendeu ao atrair tanto veteranos quanto novos jogadores — mesmo com um estilo que, nos últimos anos, tem sido deixado de lado por grandes publishers.
O impacto de Expedition 33 foi tamanho que começou a influenciar discussões internas na própria Square Enix. Um dos investidores da companhia, em uma longa declaração pública nas redes sociais, sugeriu que o sucesso do título pode moldar o futuro criativo da empresa, especialmente em relação às franquias Final Fantasy e Dragon Quest.
Turnos de volta ao centro da conversa
Na declaração, o investidor destacou sua preferência por um modelo mais equilibrado entre qualidade e frequência de lançamentos, citando a necessidade de evitar tanto os longos períodos sem jogos como a produção excessiva de títulos de qualidade duvidosa. Ele apontou que o ideal seria lançar alternadamente novos títulos das franquias principais, mantendo o RPG por turnos como essência da identidade da Square Enix.
Ao mencionar o sucesso de Clair Obscur: Expedition 33 como exemplo, o investidor reforçou que ainda há grande demanda por jogos com batalhas táticas e em equipe — e que o modelo puramente voltado à ação, como em Final Fantasy XVI, pode não agradar a todos os públicos.
Resposta da Square Enix
Em resposta, representantes da Square Enix confirmaram estar cientes do sucesso de Expedition 33 e reconheceram a importância do RPG por turnos como parte do DNA criativo do estúdio. Segundo eles, o plano de médio prazo da companhia (três anos) será focado em entregar jogos de alta qualidade, com uma estratégia mais clara de lançamentos futuros, incluindo projetos de médio porte.
“Eles afirmaram valorizar esse gênero e que pretendem continuar lançando jogos desse estilo no futuro”, relatou o investidor.
Um possível novo caminho
A repercussão do comentário e da resposta da empresa reacende o debate sobre a direção criativa da Square Enix, especialmente após anos de experimentação com estilos de ação mais intensos, inspirados em títulos ocidentais. Com o desempenho impressionante de Clair Obscur, o estúdio pode agora reavaliar o papel dos RPGs por turnos em seu catálogo.
Embora nenhum novo título tenha sido anunciado oficialmente com esse foco, a declaração sugere que os fãs podem ter motivos para esperar por um retorno às origens — ao menos em parte — nas próximas iterações de suas franquias favoritas.