IO Interactive revela que jogos em nuvem “não decolaram” no Switch original

IO Interactive revela que jogos em nuvem “não decolaram” no Switch original

Durante uma entrevista recente, a IO Interactive, estúdio responsável pela franquia Hitman, comentou abertamente sobre o fracasso da estratégia de jogos em nuvem no Nintendo Switch original. A solução, que tinha como objetivo driblar as limitações de hardware do console, não teve a adesão esperada — e, segundo o estúdio, o modelo falhou em conquistar uma base sólida de jogadores.

“Sem querer ofender ninguém, a solução em nuvem no Switch não foi tão bem-sucedida quanto a Nintendo esperava”, disse um porta-voz da IO. “Achamos uma pena que não tenha decolado. Sentimos que havia um trabalho inacabado para levar Hitman: World of Assassination ao Switch de forma apropriada para os jogadores que têm essa como sua plataforma preferida.”
Streaming não vingou no Switch

Apesar de ser uma alternativa promissora no papel, o modelo de jogos em nuvem no Switch enfrentou obstáculos técnicos e de adesão. Grandes títulos como Resident Evil 7, Assassin’s Creed Valhalla e o próprio Hitman foram lançados por meio desse formato, mas não obtiveram o alcance desejado. Problemas como conexão instável, latência elevada e dependência de servidores contribuíram para a experiência inconsistente.

A IO Interactive chegou a lançar uma versão cloud de Hitman no console, mas o estúdio reconhece que a experiência ficou aquém do ideal. Agora, com a chegada do Switch 2, o cenário muda.

Nova chance com o Switch 2

Segundo a IO, o próximo console da Nintendo representa a oportunidade de “fazer justiça” à franquia. “Achamos que tínhamos um jogo muito compatível com o estilo de jogo portátil, e que devíamos aos nossos jogadores entregá-lo de forma nativa na plataforma. Então foi isso que fizemos.”

A nova versão de Hitman para o Switch 2 será executada localmente, aproveitando o hardware mais robusto do novo console híbrido. A expectativa é de que o título traga toda a experiência de World of Assassination sem as limitações impostas pelo streaming. Ainda não há uma data oficial de lançamento para a nova versão, mas o projeto já é apontado como parte da leva de estreias do Nintendo Switch 2 previstas para o primeiro ano da plataforma.

Fonte: My Nintendo News