Anunciado recentemente como uma nova aposta da Microsoft no resgate de títulos clássicos do Xbox, o projeto Xbox Classics promete levar jogos icônicos do passado a consoles modernos, PC e nuvem. No entanto, uma das informações mais divulgadas nos primeiros dias — a suposta colaboração com a equipe por trás do emulador Xenia Canary — foi desmentida publicamente pelos próprios desenvolvedores da ferramenta.
Equipe do Xenia reage e desmente boatos
YeBobs, um dos membros ativos no desenvolvimento do Xenia Canary, publicou uma mensagem no Discord oficial do projeto negando qualquer tipo de parceria com a Microsoft. Segundo ele, a equipe segue trabalhando de forma independente e comunitária, sem vínculos com a gigante de Redmond.
“A equipe de Xenia (e Xenia Canary, por extensão) não está de forma alguma associada à Microsoft nem trabalha em conjunto com ela”, afirmou YeBobs. “A Microsoft utiliza sua própria solução de emulação nos consoles Xbox One e Series e, por isso, não há razão para que colabore conosco, mesmo que decida levar esses jogos para o PC.”
O desenvolvedor ainda reforçou que o Xenia continua sendo um projeto mantido por voluntários e voltado ao uso legal da emulação, afastando qualquer rumor de cooperação oficial com plataformas comerciais.

O que é o Xbox Classics?
Apresentado como um grande passo na ampliação da retrocompatibilidade, o Xbox Classics trará versões remasterizadas de jogos das gerações Xbox 360 e original, com melhorias gráficas, estabilidade aprimorada e integração com o Xbox Game Pass. A iniciativa será dividida em três frentes:
- Consoles Xbox: os títulos contarão com integração nativa ao sistema, prometendo desempenho otimizado.
- PC: versões adaptadas com melhorias visuais e suporte a resoluções mais altas.
- Nuvem: execução via servidores personalizados equipados com chips AMD, com foco em eficiência e estabilidade.
Microsoft ainda não comentou sobre o desmentido
Até o momento, a Microsoft não se manifestou oficialmente sobre a negativa da equipe do Xenia. A dúvida permanece se a menção ao emulador foi fruto de um erro na divulgação inicial ou de uma interpretação equivocada de fontes internas. O certo é que, por enquanto, o Xbox Classics segue como um projeto 100% interno da Microsoft — sem a ajuda da comunidade de emulação.