Masahiro Sakurai, um dos nomes mais respeitados da indústria de jogos, falou recentemente sobre os rumos do setor em entrevista ao portal japonês Yahoo. O desenvolvedor, responsável por franquias icônicas como Super Smash Bros. e Kirby, fez uma análise crítica sobre os desafios do desenvolvimento atual, abordando tanto os grandes estúdios quanto o cenário indie.
Desenvolvimento AAA: um modelo insustentável?
Sakurai foi enfático ao dizer que o modelo atual de produção de jogos AAA está se tornando insustentável. Para ele, os esforços necessários para criar títulos de grande escala tornaram-se tão grandes que precisam urgentemente ser repensados. Nesse contexto, as ferramentas de inteligência artificial generativa aparecem como uma possível solução para melhorar a eficiência do processo.
“Para ser honesto, o futuro é uma completa incerteza. Quando tentamos criar jogos de grande escala como os atuais, o esforço envolvido é tão grande que se torna insustentável. Tenho a sensação de que não podemos continuar assim. No momento, a única solução viável que me ocorre é a inteligência artificial generativa. Estamos chegando a um ponto em que é necessário mudar o modelo de produção, melhorando a eficiência do trabalho com o uso de IA generativa, por exemplo. Acho que só as empresas que conseguirem se adaptar bem a essa mudança conseguirão sobreviver.”
O mercado indie e os desafios da visibilidade
Apesar de reconhecer a liberdade criativa e a originalidade que caracterizam os jogos independentes, Sakurai ressalta que o mercado indie enfrenta uma competição feroz. Com mais de 10 mil títulos lançados anualmente, destacar-se nesse cenário é uma tarefa complexa que exige não só qualidade, mas também sorte e esforço considerável.
“O mercado indie também enfrenta desafios. Hoje em dia, são lançados mais de 10 mil títulos por ano, então se destacar no meio de tantos é extremamente difícil. Os jogos indie têm o atrativo da liberdade criativa e da originalidade, mas isso por si só não é suficiente. Para ter sucesso, são necessários muito esforço, sorte, um alto nível de qualidade e algo que se destaque claramente dos demais. Nesse sentido, tanto os grandes projetos quanto os jogos indie enfrentam, cada um à sua maneira, uma realidade imprevisível.”
A individualidade como essência do criador
Ao ser questionado sobre a possibilidade de surgir um novo desenvolvedor com a mesma influência que ele, Sakurai destacou que o foco deve estar na individualidade de cada criador. Ele adverte contra a tentativa de simplesmente replicar o estilo de grandes nomes da indústria, comparando a questão ao debate sobre um possível sucessor de Hayao Miyazaki, mestre do Studio Ghibli.
“Discutir se alguém como eu surgirá novamente não tem muito sentido. O importante é como cada pessoa desenvolve sua individualidade. Miyazaki faz um tipo de trabalho que só ele pode fazer. Outros não podem apenas seguir sua trilha. O mesmo vale para o design de jogos.”
Fonte: Yahoo
Fonte: Reddit