Durante o evento State of Unreal, realizado no início de junho, a CD Projekt RED apresentou uma impressionante demonstração técnica que ofereceu aos fãs um vislumbre do que esperar de The Witcher 4. Com gráficos de tirar o fôlego e ray tracing ativado, o destaque da apresentação foi a taxa de quadros: 60 FPS constantes em um PlayStation 5. Isso, naturalmente, reacendeu o debate sobre o desempenho do futuro RPG nos consoles.
Contudo, os desenvolvedores esclareceram logo após o evento que aquela exibição não mostrava gameplay real do novo jogo da série, mas sim uma amostra técnica voltada a demonstrar as capacidades da Unreal Engine 5 e a visão da equipe para o projeto.
Meta é clara, mas ainda há obstáculos
Em entrevista à Digital Foundry, membros da equipe da CD Projekt RED explicaram que, embora a demonstração tenha rodado a 60 quadros por segundo, ainda não há garantias de que o jogo completo atingirá esse desempenho nos consoles. No entanto, a ambição é real.
“Estamos totalmente comprometidos em buscar o melhor desempenho possível.”
-afirmou Charles Tremblay, vice-presidente de tecnologia do estúdio.
“Ainda temos um longo caminho pela frente. A demo foi apenas uma amostra técnica — muita coisa ainda está inacabada. Mas a meta está definida.”
Ele reforçou que a equipe fará tudo ao seu alcance para alcançar esse nível de fluidez, mesmo que seja desafiador.
“Se não tentarmos alcançar os 60 FPS, vamos nos arrepender. É cedo para afirmar qualquer coisa com certeza, mas estamos determinados.”
Xbox Series S é o maior desafio
Embora o desempenho de 60 FPS no PS5 pareça viável, os desenvolvedores apontaram que o Xbox Series S apresenta obstáculos maiores.
“Sem dúvidas, o Series S será mais difícil de otimizar nesse sentido. Estamos analisando como lidar com essa limitação.”
-explicaram.
A equipe também mencionou uma mudança de estratégia em relação ao desenvolvimento: ao contrário do que aconteceu com Cyberpunk 2077, The Witcher 4 está sendo desenvolvido com foco prioritário nos consoles — e não no PC — para evitar os mesmos erros do passado.
Qualidade visual permanece prioridade
Segundo Sebastian Kalemba, diretor do projeto, o objetivo não é apenas alcançar boa performance, mas dar vida ao universo de The Witcher 4 com fidelidade visual e riqueza técnica.
“Queremos criar algo realmente impactante, e isso exige ambição. Não vamos abrir mão da nossa visão.”
A colaboração com a Epic Games tem sido fundamental para extrair o máximo da Unreal Engine 5, como destacou o co-CEO da CD Projekt RED, Michał Nowakowski.
“Essa demo rodando a 60 FPS no PS5 é um marco importante e mostra o poder da parceria entre as equipes. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas estamos empolgados com o progresso.”
The Witcher 4 está sendo desenvolvido para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Embora ainda sem uma data oficial de lançamento, o estúdio já indicou que o novo capítulo da franquia não deve chegar antes de 2027, conforme relatado em seu último balanço anual.